Movimento Natura

MOVIMENTO natura

PARTICIPE DE PROJETOS EDUCACIONAIS - RIO DE JANEIRO
Educação
Rio de Janeiro - RJ
Um projeto de transformação educacional, presente em 35 escolas do Rio de Janeiro, que tem como objetivo a melhora da aprendizagem e dos resultados de todos os alunos.
Comunidade de Aprendizagem - Rio de Janeiro
Pedro Borges Ferreira
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Comunidade de Aprendizagem é um projeto baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito dirigidas à transformação social e educativa, que começa na escola e se estende ao seu entorno. Esse modelo educativo está em consonância com teorias cientificas que destacam dois fatores-chave para a aprendizagem na atual sociedade: as interações e a participação da comunidade.
 
Envolve todas as pessoas que, de forma direta ou indireta, influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento de todos os estudantes, incluindo os professores, familiares, amigos, moradores do bairro, membros de associações e organizações de moradores, pessoas voluntárias etc.
 
Acreditamos que a participação, envolvimento e comprometimento dos familiares e membros da comunidade em geral nas atividades da escola são a peça-chave para esse desafio.  Venha transformar nossa escola e contribuir para a melhora da aprendizagem dos nossos alunos! 

O que Fazemos

  • Somos escolas de ensino fundamental básico, transformadas em Comunidades de Aprendizagem, que implementam atividades educativas de êxito em vários espaços da escola, incluindo a sala de aula, com apoio dos voluntários e comunidade.
 

Nossos Desafios

  • Nossas escolas tem um sonho: proporcionar uma educação de excelência para nossos alunos. Para isso acreditamos que a transformação da escola em Comunidade de Aprendizagem, pode fazer a diferença e transformar esse sonho em realidade. Para isso precisamos de você, que faz parte da comunidade o Rio de Janeiro e compartilha dos nossos sonhos.
Detalhamento do que precisamos
  • Precisamos de pessoas que tenham a esperança e o desejo de que todos os meninos e todas as meninas tenham a melhor educação possivel.
  • O principal papel do voluntario é fornecer mais ajuda, potencializar as interações e favorecer o diálogo igualitario. A única exigência que deve ser cumprida e o compromisso do voluntario é seu entusiasmo em participar.
 

O que já conseguimos

• Diminuição dos Í­ndices de repetência e abandono escolar, melhora do clima e diminuição de conflitos nas escolas.
• Aumento do sentido e da qualidade da aprendizagem para toda a comunidade.
• Mais de 120 escolas transformadas em Comunidade de Aprendizagens no Brasil, América Latina e Espanha, contribuindo com a melhora do desempenho acadêmico dos alunos.
 
Das 114 escolas no Brasil que são comunidade de aprendizagem 35 estão no Rio de Janeiro:
 
Bertha Lutz
CIEP Barão de Itararé
CIEP Bom Oscar Romero
CIEP Ismael Nery
CIEP Ministro Marcos Freire
EM Almirante Newton Braga de Farias
EM Araujo Porto Alegre
EM Assis Chateaubriand
EM Bahia
EM Bolivar
EM Cardeal Câmara
EM Cardeal Leme
EM Charles Anderson Weaver
EM Coelho Neto
EM Conde de Agrolongo
EM Eneyda Rabello de Andrade
EM Epitácio Pessoa
EM Eurico Salles
EM Gonçalves Dias
EM Henrique de Magalhães
EM Joaquim Nabuco
EM Marechal Estevão Leitão de Carvalho
EM Mario Penna da Rocha
EM Mario Piragibe
EM Min Edgard Romero
EM Monte Castelo
EM Odilon de Andrade
EM Pernambuco
EM Ponte dos Jesuítas
EM Professora Maria de Cerqueira e Silva
EM Reverendo Martin Luther King
EM Silvio Romero
EM Soares Pereira
EM Tenente General Napion
EM Thomas Mann
 
Acesse a página http://www.comunidadedeaprendizagem.com/quem-faz-parte e descubra se há uma escola próxima a você e seja um voluntário!
 
 
 

Conheça essa iniciativa