Movimento Natura

MOVIMENTO natura

GRUPO PELLINSKY DE DANÇA
Arte e Cultura
Distrito Federal - Cruzeiro
Escola de dança resgata cidadania de jovens da periferia de Brasília
Iniciativa: Resgate da cultura e da cidadania com a dança
Maria trindade dias de souza
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Mais do que uma escola de dança, o Grupo Pellinsky quer ser um centro de inclusão de jovens e de valorização da cultura brasileira. Fundado há 28 anos, faz oficinas em escolas públicas da região de Cruzeiro, no Distrito Federal, convidando as crianças e adolescentes a participar. Lembrando que as aulas, que são gratuitas, ocorrem aos fins de semana.
 
Mais de 3 mil alunos já passaram por ali para aprender e praticar dança contemporânea e danças folclóricas, como carimbó e boi-bumbá, além de samba e dança cigana. O grupo faz apresentações em escolas, igrejas e festivais culturais.
 
O dinheiro arrecadado com as apresentações contratadas por meio do Fundo de Apoio à Cultura é usado para pagar as costureiras e o material para fazer os figurinos. Os professores – muitos deles, ex-alunos – são todos voluntários. “A gente se doa ao máximo”, diz o dançarino e professor Michael Douglas Barbosa, 20 anos, filho da Consultora Natura Maria Trindade de Souza, que ajuda na produção e na organização das oficinas. 
 
O que Michael Douglas descobriu, ao chegar ao Pellinsky, há três anos, é que a dança abre caminhos para jovens com problemas de autoestima, drogas ou falta de disciplina. Ele cita, como exemplos, um aluno que é surdo e dança “maravilhosamente bem”, e uma ex-aluna que não tinha o braço. “Aqui, não excluímos ninguém”, garante.
 
 

O que Fazemos

  • Oferecemos aulas gratuitas de dança a crianças e jovens da periferia de Brasília.
  • Fazemos apresentações de dança folclórica, disseminando a cultura popular
 

Nossos Desafios

  • Arrecadar dinheiro para valorizar os professores, que hoje trabalham como voluntários, e para arcar com os custos dos figurinos das apresentações.

VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgando a iniciativa para seus amigos, familiares e na sua rede social solicitando doações de tecidos e materiais para os figurinos das apresentações
     
  • Participando presencialmente na produção e no apoio às apresentações
     
  • Oferecendo seu talento e/ou habilidades
 

O que já conseguimos

  • Mais de 3 mil alunos já passaram pelo grupo.
  • Fazemos cerca de 15 shows por ano.
 

Conheça essa iniciativa