Movimento Natura

MOVIMENTO natura

ESPIRITUOSA
Direitos humanos
Rio de Janeiro - RJ
Iniciativa com o objetivo de criar uma rede de cooperação para ajudar mulheres e meninas em situação de risco
Iniciativa: Rede de cooperação para ajudar meninas e mulheres em situação de risco
Raquel Lima de Souza
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

A jornalista Raquel Lima trabalha na ONG brasileira Missões Mundiais, pela qual viaja o mundo registrando os projetos sociais que a organização realiza em países em desenvolvimento. O nascimento de sua filha e a experiência materna despertaram em Raquel o desejo de lutar pelos direitos das mulheres. Por essa razão, em 2014 criou a Espirituosa, iniciativa que tem o objetivo de articular uma rede de cooperação para ajudar mulheres e meninas em situação de risco no Brasil, China, Burkina Faso, Índia e Colômbia. “Percebi que a condição das mulheres é cruel”, explica Raquel. “Se nós trabalharmos em favor delas, melhoraremos as próximas gerações.”
 
Em cada um dos cinco países, Raquel conhece e já visitou projetos com foco nas mulheres. Eles têm recortes diferentes. Na China, por exemplo, a autoestima feminina é problemática, o que leva a muitos suicídios por ano; enquanto na Índia o problema maior é social, com índices graves de exploração sexual e tráfico humano. “Minha ideia é fazer parcerias com iniciativas já em atividade nesses países e, além de incentivá-los, fazer um intercâmbio cultural, trazendo e levando mulheres para conhecer as condições de outras”, diz Raquel. “Não quero que o portal (www.espirituosa.com.br) seja apenas uma vitrine de notícias sobre direitos femininos, mas que tenha uma atuação relevante e efetiva.”
 
Para isso, Raquel conta com uma rede de voluntárias e colaboradoras mulheres que ajudaram a tirar o projeto do papel. Para conseguir dinheiro e recursos, elas vendem cosméticos de marca própria, como hidratantes e álcool em gel. As primeiras ações foram realizadas no Borel, comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro, incentivando reflexões, a convivência e as trocas. Os próximos passos são a inauguração de um abrigo para mulheres e meninas, uma empresa de consultoria para ajudar profissionais autônomas, micro e pequenas empresárias que desejam formalizar seus serviços, e a criação de um centro de formação e capacitação em moda, arte e design. “Percebi que a costura está na base da pirâmide social das mulheres de qualquer sociedade”, indica Raquel. “Essa primeira oficina será um teste que pretendemos levar aos outros países.”
 

O que Fazemos

  • Criamos um site para ajudar mulheres e meninas em situação de risco no Brasil e no exterior.
  • Realizamos ações sociais na comunidade do Borel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
 

Nossos Desafios

  • Como aumentar as vendas dos produtos confeccionados pela Espirituosa e assim arrecadar recursos financeiros para ajudar mulheres e meninas em situações de risco no Brasil?
 
VOCÊ PODE COLABORAR
  • Oferecendo seu talento e/ou habilidades:
    - Com ideias e elaborando materiais de comunicação para aumentar as vendas dos produtos
- Indicando iniciativas que você conhece para parcerias
- Criando conteúdos sobre moda, caso você tenha domínio do assunto
  • Divulgando a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais
  • Participando presencialmente das atividades do projeto para realizar as ações da ONG
 
Não se esqueça de compartilhar suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pela iniciativa Raquel Lima
 

O que já conseguimos

  • Recursos para realizar as primeiras ações na comunidade do Borel, no Rio de Janeiro.
  • Recursos e investimentos para tirar o projeto do papel e começar a realização e divulgação das atividades.
 

Conheça essa iniciativa