MOVIMENTO natura

AÇÃO SOCIAL PARA MELHOR IDADE
Saúde e Bem estar
Belém - PA
O projeto busca ajudar idosos a resgatarem sua autoestima, oferecendo a eles limpeza de pele e palestras sobre saúde, bem-estar e cuidados com a pele.
Conseguir doações de materiais para realizar as sessões de limpeza de pele e hidratação facial - PA
Alessandra Pereira
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

A Ação Social para a Terceira Idade foi criada em junho de 2016, pela Consultora Natura Alessandra Pereira, com o objetivo de melhorar a autoestima de idosos carentes de Belém (PA). A cada dois meses, ela se reúne com cerca de 100 idosos que participam do projeto social Calebe para dar orientações sobre saúde, bem-estar e cuidados com a pele e oferecer sessões gratuitas de limpeza de pele e hidratação facial, além de dicas de automaquiagem.
 
DESAFIO:
Conseguir doações de produtos para realizar as sessões de limpeza de pele e hidratação facial (algodão, papel toalha, sabonete líquido, tônico, protetor solar, cremes hidrantes) e dar início às aulas de automaquiagem (base, pó compacto, sombra, base, demaquilante, rímel, corretivo etc.).
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Se você quer ajudar o projeto Ação Social para Melhor Idade a resgatar a autoestima de mais idosos, você pode doar produtos para a limpeza facial (algodão, cremes luvas e máscaras para os voluntários, papel-toalha, sabonete líquido, loção tônica) e/ou itens de maquiagem (base, pó compacto, sombra, base, demaquilante, rímel, corretivo etc.). Envie sua doação para:

    Ação Social para Melhor Idade
    Rua da Mata / Passagem Vinte e Quatro de Maio, 31, Marambaia.
    CEP: 66615-705. Belém/PA
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto no e-mail: less.sandra@yahoo.com.br
 

O que Fazemos


Todas as segundas-feiras, um grupo de 40 idosos se reúne no barracão onde funciona o projeto social Calebe, em Belém (PA), para realizar atividades como ginástica, artesanato e aulas de alfabetização. A cada dois meses, a iniciativa promove uma grande ação social aberta à comunidade, na qual são oferecidos serviços como corte de cabelo, palestras sobre cuidados com a saúde, aferição da pressão arterial e teste de glicemia, entre outros. O Ação Social para Melhor Idade foi criado pela Consultora Natura Alessandra Pereira como mais uma opção de atendimento aos participantes e busca resgatar a autoestima de idosos que participam do projeto. Nos dias da ação social, com a ajuda de sua mãe, sua irmã e uma prima, Alessandra oferece sessões de limpeza de pele e hidratação facial e dá dicas de saúde, beleza e bem-estar. A cada edição da iniciativa, as voluntárias atendem em média 50 pessoas, homens e mulheres a partir dos 50 anos.
 

Nossos Desafios

_Conseguir a doação de uma maca para realizar massagem corporal nos idosos atendidos pelo projeto.
 
_Engajar voluntários capacitados que possam atender de maneira eficiente os idosos durante as sessões de limpeza de pele, massagem corporal e automaquiagem.
 
_Conseguir doações de lanches para os voluntários que trabalham nas ações sociais que são realizadas a cada dois meses ao longo do dia todo.
 
_Engajar voluntários da área da saúde para ampliar o atendimento oferecido aos idosos (médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas etc.).
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados a projetos e iniciativas voltados à terceira idade e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Há quatro anos, foi criado em Belém (PA) o projeto social Calebe, com a missão de oferecer atividades a idosos carentes de Belém (PA). Além das atividades realizadas semanalmente (ginástica, alfabetização, artesanato etc.), a cada dois meses, a inciativa promove uma grande ação social aberta à comunidade, com atividades de lazer, cultura e serviços como exames de glicemia.
 
A Consultora Natura Alessandra Pereira conheceu o projeto por meio de sua mãe, que frequentava as reuniões do grupo. Por trabalhar com a venda de cosméticos e conhecer seu potencial para aumentar o bem-estar e a autoestima das pessoas, ela resolveu se juntar aos outros voluntários e passou a oferecer sessões de limpeza de pele e hidratação facial, além de compartilhar informações sobre automaquiagem e cuidados com a saúde e a pele.
 
Desde junho de 2016, Alessandra e outras três voluntárias (sua mãe, sua irmã e uma prima) já atenderam mais de 300 pessoas. “É maravilhoso ver como os idosos passam a se sentir mais bonitos e valorizados. Não é porque eles têm 60, 70 anos que não precisam cuidar da aparência, pelo contrário”, diz Alessandra. “Muitos idosos experimentaram pela primeira vez, através do projeto, produtos para o rosto, como sabonete líquido e hidratantes faciais, e puderam descobrir como é revigorante cuidar do rosto. Eles voltam em busca de mais dicas e informações sobre o assunto.”
 
Em 2017, a Consultora Natura espera conseguir doações de produtos de maquiagem para dar início às aulas de automaquiagem e poder oferecer também massagem corporal.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Alessandra no e-mail less.sandra@yahoo.com.br .
 

Conheça essa iniciativa