MOVIMENTO natura

ACOLHER BEM
Educação
Jundiaí - SP
Projeto oferece capacitação profissional e diversas formas de apoio a migrantes e imigrantes.
Captar recursos para reformar o espaço, comprar materiais para os cursos e pagar os instrutores - SP.
Quero Participar

Iniciativa

Fundado em 2001, o projeto Acolher Bem tem como objetivo oferecer suporte para que os migrantes e imigrantes recém-chegados na cidade de Jundiaí (SP) conquistem melhores condições de vida. Para isso, oferece um espaço de formação, convivência e fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários.
 
Maria Cleia Franca Santos, coordenadora do projeto desde 2009, acredita na acolhida a outras culturas como forma de construir um mundo melhor, mais fraterno e solidário. Por isso, dedica todo o seu tempo a buscar recursos e pessoas para ampliar as atividades e os atendimentos oferecidos pelo projeto.
 

O que Fazemos

Com o objetivo de promover formação para o emprego formal e autônomo, o projeto promove cursos profissionalizantes em diversas áreas, como: informática, panificação, cabeleireiro, hidráulica, corte e costura, manicure, instalação elétrica residencial e português para estrangeiros.
 
Além de formar pessoas para o mercado de trabalho, Acolher Bem oferece auxílio no preenchimento de formulários, na elaboração de currículos e no contato com empresas. Por fim, o projeto também realiza visitas domiciliares, eventos de integração e atendimentos e encaminhamentos diversos.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para reformar o espaço, comprar materiais para os cursos e pagar os instrutores.
_Mobilizar novos voluntários para realizar atendimentos a migrantes e imigrantes.
_Articular parcerias com empresas para ampliar as oportunidades de emprego e oferecer transporte gratuito às pessoas desempregadas que desejam frequentar os cursos.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na reforma do espaço, na compra de materiais para os cursos e no pagamento dos instrutores.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Acolher Bem cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias, sobretudo para o transporte dos alunos aos cursos profissionalizantes.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Maria, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: cleiafsmscs@yahoo.com.br.
 

O que já conseguimos

_180 pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa!
_Muitos alunos conseguiram se inserir no mercado de trabalho e hoje são profissionais realizados!
_Foram estabelecidas parcerias com empresas e agências de emprego para alocar os alunos do projeto em postos de trabalho na região.
_Um convênio com a Prefeitura Municipal de Jundiaí e o Fundo Social de Solidariedade foi estabelecido.
_Ações solidárias foram realizadas junto à comunidade, como a arrecadação e distribuição de alimentos.
_Migrantes e imigrantes encontraram no Acolher Bem um espaço de convivência, integração e amizade, tão necessários para que tenham uma vida feliz em sua nova cidade.
 

Quero Participar