MOVIMENTO natura

ALCOÓLICA ANÔNIMA
Saúde e Bem estar
Brasil - BR
A partir de sua experiência com o alcoolismo e o processo de recuperação, a responsável pela iniciativa criou uma página no Facebook destinada a ajudar pessoas que enfrentam o problema ou que tenham familiares que passam por essa situação.
Conseguir apoio financeiro, patrocinadores ou parcerias com agências de mídia digital para divulgação
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Em 2015, depois de enfrentar por 12 anos problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool, a responsável pela iniciativa recebeu o diagnóstico de alcoolismo. Há oito meses, ela está em tratamento no grupo Alcoólicos Anônimos (A.A.), conseguiu parar de beber e não teve nenhuma recaída.  Participando das reuniões, a jovem, de 32 anos, teve a oportunidade de conhecer melhor as causas da doença e como funciona o tratamento. Percebeu também que as mulheres têm mais dificuldade em aceitar o diagnóstico e procurar ajuda, por isso são minoria no grupo de tratamento. Como parte de seu processo de recuperação, teve vontade de ajudar outras pessoas, principalmente mulheres, que passam pelas mesmas dificuldades. Assim nasceu a página no Facebook Alcoólica Anônima, que traz textos e referências sobre o alcoolismo e caminhos para superá-lo.
 
DESAFIO:
Conseguir apoio financeiro, patrocínio ou parceria com agências de mídia digital para divulgar a página do Facebook. O objetivo é aumentar o alcance do projeto e as possibilidades de ajudar mais pessoas que enfrentam o problema ou convivem com familiares portadores de alcoolismo.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto por mensagens inbox na página Alcoólica Anônima no Facebook.
 

O que Fazemos

Criada em fevereiro de 2016, a página no Facebook Alcoólica Anônima faz parte do processo de recuperação da responsável pela iniciativa. Desde setembro de 2015, a jovem frequenta as reuniões do grupo Alcoólicos Anônimos (A.A.). O objetivo da página é ajudar pessoas, sobretudo mulheres, que passam ou passaram pelas mesmas dificuldades ou que convivem com familiares que enfrentam problemas com o álcool.
 
Além de ser responsável pela administração da página, a autora dedica cerca de três horas por dia a escrever os textos e selecionar os artigos que serão compartilhados. As informações publicadas retratam seu processo de reabilitação e de que forma ela vem conseguindo manter-se sóbria desde que entrou para o A.A., além de trazer dicas, conselhos e informações voltadas a motivar e ajudar os seguidores.
 

Nossos Desafios

_Conseguir patrocínio, apoio financeiro ou parceria com agências de mídia digital para divulgar a página do Facebook, aumentando assim o alcance do projeto e as possibilidades de ajudar mais pessoas. Atualmente, a página é patrocinada com recursos da responsável pela iniciativa. 
 
_Firmar parceria com voluntários (designers, jornalistas) ou agências que possam ajudar na produção de conteúdo e design dos posts.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados ao combate e à prevenção ao alcoolismo e a projetos ligados ao resgate e à valorização dos direitos humanos.
 

O que já conseguimos

Diagnosticada com alcoolismo, a responsável pela iniciativa procurou ajuda no grupo Alcoólicos Anônimos (A.A.) e está há oito meses em tratamento. Como parte de seu processo de recuperação, criou a página Alcoólica Anônima no Facebook, com o objetivo de ajudar outras pessoas que enfrentam a mesma situação.
 
De acordo com o relatório do Facebook, a página tem 2.540 curtidas em nível mundial e já alcançou mais de 23 mil pessoas desde que foi criada, em fevereiro de 2016. Segundo a autora, as pessoas escrevem mensagens de apoio, pedem ajuda, dividem suas experiências, parabenizam e compartilham informações e mensagens de motivação.  
 
A autora troca mensagens constantes e acompanha muitos seguidores, principalmente mulheres e crianças e adolescentes que vivem o problema com os pais e não sabem como pedir ajuda. Ela estimula as pessoas a buscarem ajuda no grupo Alcoólicos Anônimos (www.alcoolicosanonimos.org.br), que organiza reuniões gratuitas em todo o Brasil.
 
Você pode ajudar essa iniciativa entrando em contato com a responsável pela iniciativa por mensagens inbox na página Alcoólica Anônima do Facebook.
 

Conheça essa iniciativa