MOVIMENTO natura

AME O TUCUNDUBA
Meio Ambiente e Consumo Consciente
Belém - PA
Projeto incentiva a relação sustentável da comunidade com o Rio Tucunduba.
Captar recursos financeiros para divulgar informações e revitalizar rios urbanos - PA.
Juliana Cardoso
Quero Participar

Iniciativa

Criado em 2016, o projeto Ame o Tucunduba tem como objetivos divulgar informações sobre os rios urbanos e incentivar a relação sustentável da população com o meio ambiente. Dessa forma, a iniciativa busca conscientizar a região e contribuir com a qualidade de vida em Belém (PA).
 
Por meio do diálogo e de ações urbanas, Juliana do Socorro de Lima Cardoso, criadora do projeto, busca engajar sua comunidade na construção coletiva de espaços mais sustentáveis. Assim, a iniciativa contribui também com a transformação da Bacia do Tucunduba em um espaço de inclusão social.
 

O que Fazemos

Ame o Tucunduba atua em três projetos que buscam incentivar uma nova cultura de convivência com as águas da cidade. O Faça Você Mesmo que mobiliza pessoas a serem protagonistas do desenvolvimento da sua comunidade, organizando mutirões de limpeza, mostras culturais e oficinas criativas para revitalizar e ativar espaços ociosos nas margens do Rio Tucunduba. O Fala Tucunduba que convida jovens a conhecerem o cenário das águas da sua região e imaginar os cenários que gostariam ter. E a  Expedição Tucunduba que promove o reconhecimento e reaproximação com o curso d’água, através de oficinas práticos teóricas e expedições da nascente a foz do rio.
 
Dessa forma, Ame o Tucunduba contribui com o acesso à informação de modo democrático e transparente e incentiva a participação social na gestão dos recursos hídricos.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros expandir a área de atuação e o impacto social do projeto.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe:​ Doações em dinheiro serão investidas na expansão do projeto e em expedições pela extensão do rio Tucunduba.

_Divulgue:​ Faça essa história chegar mais longe para que o projeto Ame o Tucunduba cresça e possa beneficiar ainda mais a população ribeirinha! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha​ ​parcerias:​ Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça​ ​o​ ​que​ ​você​ ​faz​ ​bem:​ Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país!

_Participe:​ ​Sua presença como voluntário fará a diferença!

_Compartilhe​ ​suas​ ​ideias:​ ​Converse com Juliana, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: julianaslcardoso@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Mais de 270 pessoas já foram beneficiadas!
_A iniciativa mobilizou 70 moradores da comunidade para revitalizar e a ativar espaços ociosos na região.
_Foi implementada uma horta comunitária, construída coletivamente pelo projeto, moradores dos bairros e outros voluntários.
_A iniciativa realizou 4 edições do Fala Tucunduba, que contou com a participação de 60 jovens de escolas estaduais dos bairros compõe a Bacia do Rio Tucunduba. 
_Ame o Tucunduba realizou também duas Expedições Tucunduba,que envolveu 40 jovens. 
_O projeto articulou parcerias a Universidade Federal do Pará e com o Museu Paraense Emílio Goeldi.
 

Quero Participar