MOVIMENTO natura

AMIGAS DOS ROXINHOS
Empreendedorismo, Emprego e Geração de Renda
Passos Maia - SC
Grupo de mulheres artesãs gera trabalho, renda e conscientização no Parque das Araucárias (SC).
Articular parcerias para potencializar a venda de produtos artesanais - SC.
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Trabalhar em prol da fauna silvestre brasileira no Parque Nacional das Araucárias (SC) é o grande objetivo das Amigas dos Roxinhos. Criada em 2013, a iniciativa mostra a força das mulheres na luta contra a extinção do papagaio-de-peito-roxo, reintroduzindo-o ao seu habitat natural.
 
Junto do trabalho de reintrodução, o projeto criou um valor econômico para os papagaios livres por meio de uma rede de artesanato com as mulheres da região. Isso não só gerou trabalho e renda, como também atingiu toda a comunidade com conscientização e educação ambiental.
 

O que Fazemos

As artesãs do grupo estiveram em cursos gratuitos de capacitação em empreendedorismo e artesanato e participam mensalmente de reuniões com as responsáveis pelo projeto. Todas as máquinas de costura e kits de matérias primas foram doados no início da iniciativa.
 
O artesanato inspira-se no papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) e na araucária (Araucaria angustifolia), espécies nativas da região. Atualmente, são produzidas peças como chaveiros, camisetas e ímãs de geladeira, vendidos em lojas físicas, eventos e também em uma loja virtual.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para para dar continuidade ao projeto e ampliar as atividades realizadas.
_Articular parcerias para potencializar a venda dos produtos das artesãs "Amigas dos Roxinhos".
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na manutenção do escritório, na viagem das responsáveis até a região do projeto, bem como na participação do grupo em cursos de capacitação em técnicas de reciclagem e em eventos para a venda de produtos.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a iniciativa Amigas dos Roxinhos cresça e seu artesanato ajude mais papagaios silvestres! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias e busca cada vez mais produzir seus produtos com materiais 100% reciclados.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País! Serviços na área de Marketing serão especialmente bem-vindos!

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença. A iniciativa busca engajar um número maior de pessoas no projeto e na conservação do papagaio-de-peito-roxo!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Vanessa, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: vanessakanaan@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Já são atingidas por volta de 1,5 milhão de pessoas no mundo todo com artigos acadêmicos, posts em mídias e redes sociais, curta-metragem e exposições fotográficas.
_As Amigas dos Roxinhos atendem diversas iniciativas nacionais e internacionais de conservação como o Instituto Espaço Silvestre, Projeto Tatu Canastra, Monitoramento Mirim Costeiro, Ibisring e outras.
_De 2013 para cá, as artesãs aumentaram sua renda familiar em 62%.
_A iniciativa está em contato com Sebrae e Fundação Adelina para cursos de capacitação e doação de retalhos, organização de ensaio fotográfico com produtos confeccionados pelas Amigas dos Roxinhos, venda de produtos em eventos e congressos e doação de máquina de costura.
_O projeto já articulou algumas parcerias com empresas.
 

Conheça essa iniciativa