Movimento Natura

MOVIMENTO natura

ARTE NOSSA CE
Arte e Cultura
Fortaleza - CE
Artesãos ensinam seu ofício e apoiam a geração de renda de diversas famílias.
Captar recursos financeiros e materiais para a confecção de biojóias e peças de artesanato - CE.
JOSEFA CLEIDE EVARISTO DOS SANTOS
Quero Participar

Iniciativa

Há muitos anos, a artesã Josefa Cleide Evaristo dos Santos e seu marido Eduardo utilizam plantas nativas e materiais recicláveis para criar biojóias em Fortaleza (CE). Com o objetivo de ensinar esse ofício e apoiar a geração de renda para famílias da região, criaram, por volta de 2010, a Arte Nossa CE.
 
Desde então, o projeto acolhe e oferece oportunidades de aprendizagem a diversas pessoas em situação de vulnerabilidade. O trabalho cuidadoso dos artesãos e aprendizes movimenta a economia local e promove o desenvolvimento social da comunidade de Boa Vista.
 

O que Fazemos

Em sua própria casa, Cleide ensina as técnicas de criação das biojóias e distribui a matéria prima para uma rede de cerca de 20 artesãos e aprendizes. Todos trabalham na produção das peças no período da manhã, para que sejam vendidas por Cleide durante às noites, na feirinha da Beira Mar.
 
Não há qualquer cobrança para participar do projeto! O lucro obtido com a venda dos produtos é revertido para os próprios artesãos e para a compra de matéria prima. É com muito amor que Cleide ensina seu ofício e oferece oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para compra de matéria prima, equipamentos e ferramentas de trabalho, para aumentar a produção e melhorar as condições de trabalho dos artesãos.
_Conquistar um espaço para acomodar as pessoas que estão envolvidas no projeto e criar melhores condições de produção e de capacitação.
_Articular parcerias interessadas na compra de biojóias ou em aulas e oficinas de artesanato.


COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe: O projeto investirá as doações em dinheiro em matéria prima (sementes duras, pedraria brasileira, couro, etc.) e máquinas de artesanato (serras, lixadeiras, etc.).
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Arte Nossa CE cresça e a cultura se mantenha viva! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias em diversas áreas.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país.

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença! Para o projeto, tudo o que vier é interessante e bem-vindo.

_Compartilhe suas ideias: Converse com Cleide, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: cleide.arte15@hotmail.com.
 

O que já conseguimos

_Atualmente, há cerca de 20 artesãos envolvidos com o projeto!
_O projeto já transformou a vida de muitas pessoas, que cresceram com esta oportunidade para enfrentar problemas diversos e alcançar conquistas ainda maiores.
_Os produtos artesanais já foram reconhecidos nacional e internacionalmente! O projeto conta com um cliente fixo da França, que desde 2011 compra peças produzidas pela Arte Nossa CE e as revende em sua loja especializada em artesanato.
 

Quero Participar