MOVIMENTO natura

ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA
Arte e Cultura
Turmalina - MG
Projeto reúne preservação das tradições artísticas e geração de renda no Vale do Jequitinhonha.
Formar parcerias para vender, divulgar e fazer o artesanato de Turmalina (MG) chegar mais longe.
Carmem Silva Alves Pereira
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Em Turmalina (MG), a cultura do bordado passa de geração para geração. Com o objetivo de manter essa tradição viva, bem como apoiar o desenvolvimento artístico e gerar renda complementar para diversas famílias da região, surgiu, em 1995, a iniciativa Artesanato do Vale do Jequitinhonha.
 
O projeto social tem como responsável a Consultora de Beleza Natura Carmem Silva Alves Pereira. Junto de outros artesãos envolvidos com a iniciativa, Carmem tem como objetivos criar peças de artesanato com amor e mobilizar sua comunidade a fazer o mesmo.
 

O que Fazemos

Com o apoio da comunidade, os 15 artesãos que compõem a iniciativa produzem peças de bordado que valorizam a tradição artística do Jequitinhonha. Os trabalhos artesanais ficam à venda no espaço da associação, aberto de segunda à sexta, das 8h às 16h.
 
Além disso, o Artesanato do Vale do Jequitinhonha tem parceria com o Centro de Atendimento Psicológico de Turmalina. Lá, Carmem oferece oficinas de artesanato gratuitas aos pacientes, com a finalidade de contribuir com o bem-estar de cada um.
 

Nossos Desafios

_Articular parcerias para levar o artesanato para além de Turmalina.
_Criar um website para vender e divulgar os artesanatos.
_Captar recursos financeiros para arcar com as despesas da associação.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR

_Doe materiais de costura e bordado para o seguinte endereço:
Avenida Lauro Machado, 237 Beco
CEP: 39660-000, Turmalina - MG
A/C: Carmem Silva Alves Pereira
 
_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na compra de materiais de costura e na participação da associação em feiras de artesanato.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Artesanato do Vale do Jequitinhonha cresça e a cultura se mantenha viva! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias em diversas áreas.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Serviços de Comunicação e Desenvolvimento Web serão especialmente bem-vindos!

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença! Você pode atuar na organização e na produção de atividades e eventos.

_Compartilhe suas ideias: Converse com Carmem, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: carmemsaudade@yahoo.com.br.
 

O que já conseguimos

A iniciativa já participou de diversas feiras de artesanato!
_Os produtos artesanais já foram reconhecidos nacional e internacionalmente.
_Diversas famílias são beneficiadas com a geração de renda e de emprego que o projeto cria.
_Parcerias com o Centro de Atendimento Psicológico da região foram estabelecidas.
 

Conheça essa iniciativa