MOVIMENTO natura

ASSOCIAÇÃO AMBIENTALISTA BIGUÁ
Meio Ambiente e Consumo Consciente
Arambaré - RS
Com oficinas e mutirões, Associação sensibiliza cidadãos para um maior cuidado com o meio ambiente.
Captar recursos financeiros para contratar técnicos e biólogos que apoiem as oficinas ambientais - RS.
Quero Participar

Iniciativa

Arambaré (RS) tem grande potencial para ser um importante destino do turismo ecológico. Nesse  contexto, a Associação Ambientalista BIguá foi criada, em 1999, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para um maior cuidado com o meio ambiente, especialmente com a lagoa da cidade.
 
Lorena Pereira Almada, Consultora de Beleza Natura, participa ativamente da iniciativa desde seu início e, hoje, procura formar lideranças comunitárias na separação e reciclagem de lixo. Junto de parceiros, ela organiza atividades focadas em educação ambiental.
 

O que Fazemos

Visando desenvolver a sustentabilidade ambiental e social da cidade, a iniciativa realiza mutirões de limpeza e seminários sobre questões ambientais, abertos a qualquer interessado. Além disso, seus membros distribuem folhetos de orientação de podas e participam do Conselho do Meio Ambiente.
 
Dentre seus planos, se encontram oficinas teóricas e práticas de separação de lixo, de compostagem e plantio de temperos e ervas medicinais. Incentivando a coleta seletiva e o cultivo residencial, o projeto promove transformações que, partindo dos indivíduos, cheguem ao coletivo.
 

Nossos Desafios

_Contratar técnicos e biólogos para apoiar as oficinas e a construção de herbanários.
_Captar recursos financeiros para efetivar as atividades planejadas.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na impressão de cartilhas de orientação para a separação e reciclagem de lixo, bem como em kits de separação de lixo e na compra de materiais para a oficina de compostagem.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Associação Ambientalista Biguá cresça e promova a sustentabilidade em Arambaré! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença! A iniciativa procura profissionais que possam ministrar oficinas de separação e reciclagem de lixo por um ano aos alunos das 4 escolas existentes no município e para a comunidade, atingindo a meta de 200 residências.
_Compartilhe suas ideias: Converse com Lorena, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: lorenaalmada@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_A iniciativa teve sucesso em remover o lixão de Arambaré para uma cidade vizinha, onde existe sistema de reciclagem!
_Por meio de parcerias com outras iniciativas da cidade, a Associação conseguiu um local para as oficinas e para a criação de um herbanário.
_Os beneficiados pelo projeto reconhecem a importância do respeito à natureza e à preservação do meio ambiente.
 

Quero Participar