MOVIMENTO natura

ASSOCIAÇÃO VAGA LUME
Educação
São Paulo - SP
Com projetos educacionais e culturais, Associação promove o empoderamento de comunidades na ponte Amazônia-São Paulo.
Captar recursos financeiros e articular parcerias para a ampliação do projeto - SP.
Quero Participar

Iniciativa

A Associação Vaga Lume iniciou suas atividades em 2000, com uma viagem de caráter cultural e educacional de suas fundadoras por comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira (AM). Lá, deixaram uma primeira biblioteca comunitária como espaço para compartilhar saberes.
 
A iniciativa defende o empoderamento de crianças e jovens daquela região a partir da leitura. Além disso, promove um intercâmbio cultural com estudantes da cidade de São Paulo (SP), incentivando a inclusão de diferentes culturas e conscientizando-os do impacto de suas ações no País.
 

O que Fazemos

São dois os principais projetos desenvolvidos pela Associação. O Programa Expedição é responsável pela doação de infraestrutura para as bibliotecas comunitárias e age também na formação de voluntários das comunidades como mediadores de leitura, garantindo a sustentabilidade do projeto.
 
Há também o Programa Rede, que oferecer um espaço de educação para além da escola. Assim, o projeto oferece oficinas extracurriculares a adolescentes, com foco nas relações entre culturas e o meio ambiente, em instituições parceiras da cidade de São Paulo e da Amazônia. 
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para a entrega de doações na Amazônia
_Mobilizar voluntários para o desenvolvimento de um aplicativo de compartilhamento de dados entre os mediadores e a sede.
_Articular parcerias para a continuidade e a ampliação das atividades realizadas.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na contratação de serviços (como aluguel de barco e hospedagem), na compra de produtos (água e alimentação), em despesas administrativas do escritório e no desenvolvimento de tecnologias que conectem os voluntários.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Associação Vaga Lume cresça e mais pessoas e comunidades sejam transformadas pela leitura! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias. Ajude as doações a chegarem com mais facilidade às comunidades rurais na Amazônia!
 
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País! Conhecimentos na área de Desenvolvimento de Aplicativo serão especialmente bem-vindos!
 
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença. Venha também ser mediador e fortalecer a rede de leitura entre São Paulo e a Amazônia Brasileira Legal!
 
_Compartilhe suas ideias: Converse com Sylvia, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: info@vagalume.org.br.
 

O que já conseguimos

_Mais de 28 mil alunos são beneficiados nas escolas públicas onde a Vaga Lume atua! Estima-se que 75% destes alunos usam as bibliotecas.
_A iniciativa acontece em 23 municípios de 9 estados da Amazônia Legal brasileira.
_Já são 149 bibliotecas comunitárias criadas, 815 expedições realizadas e cerca de 4 mil voluntários capacitados como mediadores de leitura para atuar na zona rural da Amazônia Legal brasileira.
_A Associação distribuiu mais de 100 mil livros de literatura novos para áreas de difícil acesso, além de ter produzido 296 livros artesanais a partir de histórias locais e publicado 3 livros sobre o intercâmbio cultural Amazônia - São Paulo.
_1.902 alunos e 111 educadores participaram do intercâmbio cultural Amazônia - São Paulo pelo Programa Rede.
_Os projetos já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais, tais como: o Prêmio Leitura para Todos (2014), o Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo (2013), o Prêmio Inovação Intercultural, Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e Grupo BMW (2011) e o Prêmio Mérito ao Desenvolvimento Regional da América Latina e Caribe Juscelino Kubitschek (2009).
_A Vaga Lume conta com mais de 900 voluntários atuantes nas bibliotecas comunitárias.
_O projeto já articulou parcerias com empresas e ONGs.
 

Quero Participar