MOVIMENTO natura

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA FONTE DO SABER
Educação
Santo Antônio do Tauá - PA
Por meio de oficinas e do incentivo à leitura, iniciativa promove a consciência socioambiental da comunidade.
Conquistar um espaço fixo para a Biblioteca, onde também possam ser oferecidas atividades culturais - PA
Renildo de Sousa Barbosa
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e reforçar o desenvolvimento escolar em Santo Antônio do Tauá (PA), Renildo de Souza Barbosa criou a Biblioteca Comunitária Fonte do Saber. Em funcionamento desde 2014, a iniciativa reconhece a leitura tanto como forma de crescimento pessoal como de desenvolvimento coletivo.
 
Mais de 10 voluntários mantêm o espaço cultural de portas abertas, dentre eles professores e ativistas ambientais. Ali, incentivar a leitura caminha lado a lado com a conscientização socioambiental, onde livros são a porta de entrada para a transformação da comunidade.
 

O que Fazemos

Livros que antes estavam sem uso, acumulados nas estantes dos voluntários, hoje compõem o acervo da biblioteca comunitária. Armazenados em espaço provisório e voltados para todas as faixas etárias, eles podem ser lidos e retirados todos os dias da semana.
 
Rodas de leitura, jogos pedagógicos e oficinas com temas socioambientais fazem da biblioteca um verdadeiro espaço cultural. Dinâmicas para ensinar e incentivar a leitura são frequentes e voltadas para todos os públicos.
 
Tudo é feito com muito carinho e de forma bastante acolhedora. Isso garante à comunidade um espaço seguro de participação, onde a curiosidade guia o aprendizado.
 

Nossos Desafios

  • Conquistar um espaço fixo e mais amplo para oferecer palestras, rodas de leitura e oficinas.
  • Arrecadar livros e materiais didáticos, sobretudo voltados para o público infantojuvenil, e ampliar o acervo de obras disponíveis à comunidade.
  • Mobilizar voluntários e recursos financeiros para ampliar o atendimento da biblioteca, expandir as atividades socioambientais e realizar a manutenção do espaço.
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
Doe: Ajude a iniciativa a crescer! Doações em dinheiro serão revertidas na manutenção e ampliação da Biblioteca.

Doe livros: Literatura infantojuvenil será especialmente bem-vinda!

Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Biblioteca Comunitária Fonte do Saber consiga mais doações e recursos! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Serviços de comunicação e marketing são especialmente bem-vindos.

Participe: Sua presença como voluntário e como participante das atividades fará a diferença.

Compartilhe suas ideias: Converse com Renildo, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: renildobarbosa016@hotmail.com.
 

O que já conseguimos

_Mais de 800 pessoas já frequentaram a Biblioteca.
_Engajamento da comunidade, que visita o espaço diariamente.
_20 crianças já aprenderam a ler com a iniciativa.
_Acervo com aproximadamente 150 livros.
_Oficinas e rodas de leituras são oferecidas mensalmente.
_Apoio e envolvimento de professores da comunidade.
 

Conheça essa iniciativa