MOVIMENTO natura

BORDANA
Empreendedorismo, Emprego e Geração de Renda
Goiânia - GO
Entre um ponto e outro, as cooperadas da Bordana tecem novas histórias de vida e amizades e geram renda para sua família.
#artesanato #autoestima #geracaoDeRenda
Celma Grace de Oliveira
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Mais do que uma cooperativa, a Bordana é uma família. As 28 bordadeiras do projeto fundado no bairro Conjunto Caiçara, em Goiânia (GO), produzem seus bordados em casa, durante a semana, mas têm um encontro marcado aos sábados. É neste dia que elas conversam, batem papo, compartilham questões da cooperativa e de suas vidas e, mais importante, fortalecem a sua relação. 
 
Fundado em 2009 pela Consultora Natura Celma Grace de Oliveira, o projeto foi reconhecido pelo Programa Acolher, do Movimento Natura, recebendo apoio financeiro e técnico da empresa. “Este apoio foi muito importante para que pudéssemos ‘arrumar a casa’, planejar e ganhar foco”, diz Celma, que foi uma das finalistas do Prêmio Claudia de 2014 na categoria Consultora Natura Inspiradora. “Eu não esperava estar entre as finalistas, pois são tantas histórias maravilhosas por esse país afora... Mas é uma alegria muito grande, porque mostra o reconhecimento do nosso trabalho”, comemora. “Isso nos fortalece.”
 
Hoje, a cooperativa Bordana é autossuficiente. As peças produzidas pelas bordadeiras são vendidas em feiras de artesanato e elas também oferecem cursos de bordado. Sessenta por cento do faturamento são divididos entre as cooperadas e 40% são reinvestidos no projeto. Para 2015, espera-se ampliar o número de bordadeiras e levar a Bordana para outras comunidades. Para isso serão criados núcleos de capacitação de bordadeiras em outros bairros – preferencialmente de baixa renda – de Goiânia. “Atingimos mulheres que têm dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, mães com filhos pequenos em creches”, explica Celma. A ideia da Bordana é justamente promover a autoestima por meio da geração de renda.
 
“Eu sou encantada com o trabalho da Celma”, diz a Gerente de Relacionamento Natura Janice Matsuy. “Ela faz esse resgate da autoestima para as mulheres do bairro. Além da geração de renda, de ter uma atividade, elas têm ainda o desenvolvimento pessoal, o compartilhamento das histórias. Ao compartilhar, elas se ajudam.” Janice costuma fazer doações para o bazar da cooperativa, já comprou produtos da Bordana para presentear suas Consultoras  Natura Orientadoras e abre espaço para que Celma divulgue a Bordana em reuniões da Natura. 
 
O projeto funciona em uma sede provisória na Associação de Moradores do Conjunto Caiçara. Com os planos de ampliação, as bordadeiras buscam um novo espaço, e estão em tratativas com a Prefeitura para a viabilização de um terreno. Elas já firmaram parceria com o tecelão e designer Renato Imbroisi, com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Goiás, e em maio devem lançar uma nova coleção. Com o apoio recebido da Natura, estão criando um site e pretendem, mais adiante, apostar em uma loja online.
 
Como parte do apoio técnico do Programa Acolher, a Bordana também participou do encontro Ideias em Movimento, com colaboradores da Natura, e do Encontro de Formação de Redes coordenado pelo empreendedor em rede Augusto Gutierrez, que visitou a cooperativa para ajudá-la a entender seus desafios e oportunidades e a fortalecer suas parcerias. “Percebemos que as funções ali eram muito centralizadas”, diz Augusto. “A rotina acaba engolindo o tempo e as pessoas não conseguem parar para planejar. A minha visita acabou representando uma pausa para elas.”  
 

O que Fazemos

  • Tecemos peças de artesanato, que vão de almofadas a vestidos.
  • Aos sábados, promovemos encontros com palestras, oficinas e dinâmicas para que as cooperadas possam trocar experiências.
  • Oferecemos cursos de formação de novas bordadeiras na região metropolitana de Goiânia.
  • Participamos de eventos e feiras onde comercializamos nossos produtos.
 

Nossos Desafios

  • Material: tecido (algodão cru) e linhas de bordado meada ou novelinho.
  • Auxílio de profissionais de comunicação para divulgar a cooperativa e aprimorar seu site.
  • Apoio para estruturar um plano de expansão, para capacitar mais bordadeiras.
  • Voluntários que tenham um dia por semana ou mesmo algumas horas para auxiliar em serviços administrativos pontuais.
 

O que já conseguimos

  • Reconhecimento no Programa Acolher do Movimento Natura com apoio técnico e financeiro.
  • Recebemos o empreendedor em rede Augusto Gutierrez para um Encontro de Formação de Redes, onde foram mapeadas parcerias e soluções para desafios da iniciativa.
  • Participamos de encontros em São Paulo com colaboradores da Natura.  
  • Celma foi finalista do Prêmio Claudia 2014 na categoria Consultora Natura Inspiradora. 
 

Conheça essa iniciativa