MOVIMENTO natura

BOX TOP TEAM
Esporte e Lazer
Osasco - SP
O projeto oferece aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu, capoeira, dança, teatro e futsal a crianças, jovens e adultos carentes.
Conseguir apoio financeiro para manter as atividade do projeto e adquirir materiais - SP
Cristiano Ribeiro
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Fundado em 2008, o Boxe Top Team é um projeto social que oferece aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu, capoeira, dança, teatro e futsal a um público de 350 pessoas (de 5 a 50 anos) carentes. As atividades são realizadas em duas unidades do CEUs (Centro Educacional Unificado) de Osasco (SP). A iniciativa também presta assistência social, jurídica e psicossocial às famílias inscritas e integrantes das comunidades onde atua. Como atividades complementares, organiza passeios educativos com os alunos e promove eventos culturais e esportivos.
 
DESAFIO:
O Boxe Top Team não recebe qualquer apoio governamental ou da iniciativa privada. Os custos são pagos pelo fundador com a ajuda de doações esporádicas da comunidade. A iniciativa precisa de recursos financeiros para manter o projeto funcionando com qualidade e adquirir os materiais, equipamentos e uniformes usados nas atividades que realiza.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Seu movimento pode fazer toda a diferença na vida das pessoas beneficiadas pelo Box Top Tema. Uma forma de ajudar é doando itens como panetones, alimentos não perecíveis, material de escritório e brinquedos. Você pode encaminhar suas doações para:
Projeto Box Top Team
Av. Eurico da Cruz, 1.544, Jd. Munhoz Júnior
Osasco/SP. CEP: 06240-000
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para o responsável pelo projeto no e-mail: kriko336@hotmail.com
 

O que Fazemos

O Boxe Top Team oferece, gratuitamente, aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu, capoeira, dança, teatro e futsal a um público de 350 pessoas (de 5 a 50 anos) de comunidades carentes de Osasco (SP). Atualmente, o projeto conta com 22 voluntários e funciona às segundas, quartas e sextas, das 18:00 às 22:00 horas, no CEU Dra. Zilda Arns Neumann, e às terças, quintas e sábados no CEU Camila da Silva Rossafa. Em sua sede administrativa, no Jardim Munhoz Júnior, presta atendimento social, jurídico e psicossocial aos alunos e a suas respectivas famílias.
 
Desde 2014, os voluntários fazem também um trabalho social na Fundação Casa Osasco II, o qual beneficia 64 internos em atividades como oficinas de teatro e artes marciais.
 

Nossos Desafios

_Conseguir um espaço permanente que possa ser usado como sede do projeto. Atualmente, a iniciativa funciona em espaços públicos.
 
_Engajar voluntários para atuar em diferentes frentes (auxílio jurídico, assistência social, captação de recursos, divulgação, atendimento psicológico, oficinas, cursos e treinamentos).
 
_Bolsas de estudos integrais para qualificar os coordenadores e monitores do projeto.
 
_Doações de materiais esportivos (uniformes, tatames, luvas, bolas etc.) e de escritório.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à inclusão social por meio do esporte e da cultura e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

O Box Top Team tem suas origens em 2008, quando o filho de Cristiano Ribeiro, de Osasco (SP), foi diagnosticado com TDA – Transtorno de Déficit de Atenção aos 13 anos. A família foi orientada a matriculá-lo em um esporte individual que trabalhasse estratégia, foco e disciplina. Os pais não só inscreveram o filho em uma academia de boxe como também começaram a fazer a atividade. “A melhora foi espetacular, nos apaixonamos por esse esporte”, conta Cristiano. “Comprei os materiais e passei a dar aulas aos amigos e vizinhos, assim nasceu o Box Top Team, que hoje atende 350 pessoas e oferece várias modalidades.”
 
Além das atividades esportivas, o projeto organiza passeios e participa de eventos com os assistidos. Em 2016, foram quase 40 eventos, entre palestras, passeios e viagens, como visitas à Bienal de Arte de São Paulo, à Feira de Profissões do Futuro, organizada pela USP, e aos museus da Língua Portuguesa, do Futebol e MASP.
 
Hoje, o Boxe Top Team – que tem Guilherme, o filho do fundador, como um dos professores – beneficia aproximadamente 500 famílias, direta e indiretamente. Em 2013, o projeto conquistou dois vice-campeonatos na Forja dos Campeões, o campeonato de boxe amador de maior expressão no Brasil. “Nossa maior conquista, porém, é não termos tido nenhuma ocorrência de internação de alunos na Fundação Casa ou no sistema prisional ao longo desses oito anos de funcionamento”, diz Cristiano. O projeto também vem contribuindo para reduzir a obesidade infantil e o sedentarismo nas comunidades em que atua.
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para Cristiano no e-mail kriko336@hotmail.com.
 

Conheça essa iniciativa