MOVIMENTO natura

CCA MONTE CARMELO
Educação
Porto Feliz - SP
A iniciativa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo gratuitamente atividades socioeducativas no contraturno escolar.
Mobilizar voluntários e apoiadores para ampliar o atendimento do projeto - SP
Keyvan Sahihi De Macedo
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

O Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Monte Carmelo começou em 1989, em Porto Feliz (SP). O projeto tem como objetivo atender crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, oferecendo gratuitamente atividades socioeducativos no contraturno escolar. As atividades têm como foco a formação e desenvolvimento destas crianças e jovens.
 
DESAFIO:
Mobilizar voluntários e apoiadores para ampliar o número de beneficiários. Atualmente existe uma lista de espera com mais de 600 crianças e jovens aguardando vagas.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto no site do Movimento Natura.
 

O que Fazemos

Desde 1989, o projeto CCA Monte Carmelo tem como missão promover atividades complementares ao período escolar e ações socioeducativas, contribuindo assim para uma educação de qualidade e valorização humana. O projeto também auxilia na qualificação profissional dos jovens, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho, além disso estimula à inclusão a tecnologia digital, combate a fome e promove a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Porto Feliz (SP).
 
Atualmente o projeto atende gratuitamente 250 crianças e jovens entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal.
 

Nossos Desafios

_Engajar novos voluntários que queiram participar do projeto, ajudando nas atividades e também na manutenção do espaço físico.
 
_Conseguir apoio financeiro para a construção da segunda do Centro de Convivência da Juventude no Jardim Esplanada e assim ampliar o atendimento.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à mobilização em prol das crianças e a projetos de responsabilidade social.

O que já conseguimos

O CCA Monte Carmelo é uma organização não governamental que presta apoio às crianças e adolescentes do município de Porto Feliz – SP. O projeto oferece atividades socioeducativas, como: informática, reforço escolar, artesanato, biblioteca, videoteca, oficinas e outras atividades. O projeto também contribui na inserção de jovens ao mercado de trabalho. O objetivo do projeto é contribuir no desenvolvimento da cidadania e dos valores humanos e morais, junto ao trabalho social e as famílias e desta maneira prevenir ocorrências de situações de risco social. As atividades estimulam os beneficiários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e na comunidade.
 
A iniciativa acontece em um sítio, o que facilita também o desenvolvimento de atividades ambientais e na educação alimentar das crianças e jovens, onde são plantados verduras e legumes para o próprio consumo.
 
Atualmente o projeto atende 250 crianças entre 6 e 17 anos e já tem uma fila de espera com aproximadamente 600 pedidos de vagas. Por isso, estão em busca de parcerias e apoiadores para ajudar na ampliação do projeto e assim aumentar o número de atendimentos.
 
Um dos responsáveis pela Associação é o Keyvan Macedo, seu avô foi presidente da Associação em 1990. “Percebi por meio do exemplo do meu avô, a importância de contribuir para melhora do mundo, através da causa da criança, adolescente e jovem em situação de vulnerabilidade social. O exemplo dele avô foi a principal força de motivação para meu envolvimento no Projeto e continuar apoiando as atividades é uma forma que encontrei de prestar uma homenagem à ele”, diz Keyvan colaborador Natura e que atualmente faz parte do Conselho Consultivo da associação, contribuindo na mobilização de recursos financeiros e campanhas de doações.
 
Os resultados do projeto são bem positivos ao longo desses anos, como:
  • A participação ativa de 75% dos pais e responsáveis nas reuniões
  • A inserção de 10% dos jovens ao mercado de trabalho, alguns deles trabalhando na própria Associação
  • 80% de participação nas atividades socioeducativas
  • Atendimento de 100% dos casos encaminhados após visita domiciliar
  • Atendimento de 70% dos casos encaminhados pelos órgãos públicos.
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para o Keyvan, clique no botão “Quero Participar” e converse com o responsável pela iniciativa.
 

Conheça essa iniciativa