MOVIMENTO natura

CENTRO DE CIDADANIA DAS MULHERES
Empreendedorismo, Emprego e Geração de Renda
Pedra Lavrada - PB
A iniciativa fornece apoio para mulheres agricultoras produzirem frutas nativas orgânicas e conquistarem autonomia e renda própria.
Conseguir voluntários que colaborem na criação de uma fanpage e na comunicação do projeto - PB.
Rozimere Santos Oliveira Souto
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

O Centro de Cidadania das Mulheres é uma iniciativa criada em 2006 que busca melhorar a condição de renda, de vida e a autonomia das mulheres da região de Pedra Lavrada, na Paraíba. Para isso, no projeto os habitantes locais têm apoio para o cultivo de frutas e vegetais nativos e orgânicos, e contam com palestras e com um viveiro comunitário de mudas. Hoje, a iniciativa impacta diretamente 49 agricultores e atinge indiretamente 150 pessoas.
 
Desafio: Conseguir voluntários que colaborem na criação de uma fanpage no Facebook e na comunicação do projeto.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo Centro de Cidadania das Mulheres  ou por e-mail: meryflorzinha2010@hotmail.com
 

O que Fazemos

  • Oferecemos apoio para mulheres, homens e jovens agricultores cultivarem frutas nativas sem o uso de agrotóxicos
  • Mantemos um viveiro de mudas comunitário
  • Damos palestras e treinamentos
  • Ajudamos na preservação e reflorestamento da mata local
 

Nossos Desafios

  • Conseguir voluntários para colaborar na criação de uma fanpage do projeto no Facebook
  • Conseguir voluntários que ajudem na criação de peças de comunicação e divulgação do projeto
  • Conseguir doações para a criação de uma sede
  • Obter doação de maquinários para a produção agrícola
  • Obter doações de material didático sobre agricultura familiar e produção de orgânicos
  • Mobilizar voluntários que auxiliem na obtenção do selo da agricultura familiar e nas adequações do projeto para seguir todas as leis da vigilância sanitária
 

O que já conseguimos

  • Conseguimos reconhecimento local e regional
  • Conseguimos ajudar mulheres a terem renda própria, não dependendo de parceiros para se manter financeiramente
 
CONHEÇA A INICIATIVA

Em 2006, a Consultora Natura Rozimeire Santos Oliveira Souto começou a organizar reuniões com mulheres da sua cidade, Pedra Lavrada, na Paraíba, para entender os motivos da situação local ser tão precária com relação à geração de renda, sobretudo para mulheres, e com os cuidados ao meio ambiente. A região é rica em frutas nativas, mas estas eram comercializadas por pessoas de outras partes do país, não trazendo lucro para a região e deixando muitas mulheres sem nenhuma fonte de renda. Destas reuniões, surgiu o Centro de Cidadania das Mulheres, iniciativa que busca melhorar a condição de renda, de vida e a autonomia das mulheres da região. Para isso, no projeto as mulheres – e também homens e jovens – têm apoio para o cultivo de frutas e vegetais nativos e saudável, sem agrotóxicos.
 
Na iniciativa, que funciona como uma cooperativa, 7 mulheres e 1 homem atuam na coordenação da produção de frutas nativas e na manutenção de um viveiro comunitário de mudas. A iniciativa também busca desenvolver projetos e ações que auxiliem os sócios e não-sócios com implementações que melhorem a infraestrutura das pequenas propriedades locais, participando dos fóruns territoriais e dos conselhos municipais. Atualmente, a iniciativa atende 49 agricultores diretamente e 150 indiretamente.
 
Infelizmente, Rozimere e seu projeto enfrentam obstáculos como a falta de recursos financeiros para expandir o escopo da iniciativa e construir uma sede. Caso conseguissem construir um local próprio para a cooperativa, poderiam fazer mais reuniões de treinamento e implementariam máquinas para auxiliar a produção.

Você gostou da ideia e quer ajudar? Esta é sua chance! Compartilhe essa iniciativa com seus amigos!
 

Conheça essa iniciativa