Movimento Natura

MOVIMENTO natura

CIRANDA DAS LETRAS
Educação
Rio de Janeiro - RJ
Com uma metodologia própria, projeto complementa a escola e contribui com o desenvolvimento cognitivo de crianças.
Articular parcerias para oferecer acompanhamento psicológico às crianças atendidas.
Marina Catao
Quero Participar

Iniciativa

O projeto Ciranda das Letras surgiu, em 2017, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro (RJ). Desde então, vem contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis, autônomos e solidários.
 
Buscando promover a inclusão social e a cidadania para além da sala de aula, sua equipe incentiva um novo olhar para a educação. Isso é feito de forma leve e descontraída, por meio de ações de alfabetização e recreação voltadas ao público infantil.
 

O que Fazemos

O projeto acontece no contraturno escolar e atende crianças de 6 a 12 anos em sua sede, localizada na região do bairro Laranjeiras. Com uma metodologia criada pela própria iniciativa, são oferecidas atividades recreativas, lúdicas e de letramento, além de passeios para explorar a cidade.
 
Essas ações são possíveis graças ao trabalho voluntário das educadoras e assistentes sociais. São elas que acompanham o desenvolvimento cognitivo dos participantes de acordo com a faixa etária, encaminhando-os para psicólogos e psiquiatras quando necessário.
 

Nossos Desafios

_Articular parcerias com profissionais da área da saúde e especialistas em desenvolvimento infantil.
_Captar recursos financeiros para oferecer lanche para as crianças e contratar um profissional da área de Pedagogia.
 
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR

 

_Doe: Doações em dinheiro serão utilizadas para fornecer alimentação aos alunos, para a contratação de um profissional da área de Pedagogia e para custear materiais pedagógicos.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Ciranda das Letras cresça e possa acolher mais crianças de Laranjeiras e região! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias, especialmente para agilizar o encaminhamento de crianças para especialistas da área da saúde, como psicólogos e psiquiatras.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Adriano Morin, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: servicosocial@sbsrj.org.br.
 

O que já conseguimos

_Atualmente, 16 crianças estão sendo beneficiadas pelo projeto!
_Os dados da iniciativa mostram sua relevância no diagnóstico precoce de comprometimento cognitivo e na realização de encaminhamento para especialistas.
 

Quero Participar