MOVIMENTO natura

CIRCO DA GENTE
Arte e Cultura
Ouro Preto - MG
Projeto incentiva o desenvolvimento de habilidades artísticas jovens em situação de vulnerabilidade.
Captar recursos financeiros para capacitação dos educadores e para que o projeto seja autosuficiente - MG.
Quero Participar

Iniciativa

Em Ouro Preto (MG), o Circo da Gente estimula a socialização, a autoestima e a cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade. Por meio de atividades circenses, o projeto incentiva o desenvolvimento de habilidades artísticas e contribui com a criação de novas realidades para seus participantes.
 
Criada em 2009, a iniciativa foi fundada por Antonio Eduardo Maciel França. Atualmente, o projeto conta com profissionais e voluntários que oferecem aulas semanais de atividades circenses e estimula a participação ativa da vida em comunidade a crianças e adolescentes.
 

O que Fazemos

O projeto oferece aulas de atividades circenses 3 vezes por semana, durante a tarde. Nos outros dias da semana, equipe de educadores, monitores e voluntários apoiam o desenvolvimento escolar dos jovens. Ainda, a iniciativa organiza espetáculos que integram as famílias dos participantes e a comunidade.
 
Os alunos recebem uniforme, transporte e alimentação. As aulas envolvem acrobacias aérea e de solo, malabares, equilibrismo e exercícios de expressividade para atuar como palhaços. Além disso, os alunos participam de oficinas de música, dança e linguagens artísticas para compor os espetáculos.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para capacitação dos educadores e para que o projeto seja autosuficiente.
_Adquirir novos materiais para oficinas circenses e equipamentos de segurança.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe equipamentos circenses e materiais de segurança: Trampolins, colchões, trapézios, equipamentos de arame e equilibrismo, bola de equilíbrio e monociclo, mosquetões, fitas tubulares e cadeiras de alpinismo serão muito bem-vindos!
_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na capacitação dos educadores.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Circo da Gente cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença!
_Compartilhe suas ideias: Converse com Antonio, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: edumfranca@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Mais de 160 crianças e jovens já foram beneficiados!
_Atualmente, 80 crianças e adolescentes fazem parte do projeto.
_Ex-alunos da iniciativa hoje são instrutores no Circo da Gente!
_A cada ano, um total de 440 horas de oficinas são oferecidas.
_As apresentações gratuitas e abertas já contaram com 1.400 pessoas, favorecendo a inclusão social e a democratização de acesso à cultura.
_Os participantes tiveram melhora no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades artísticas.
_Os alunos também se mostram mais criativos e desenvolvem espírito de solidariedade, autonomia e consciência cidadã.
_Os familiares participam ativamente das reuniões, encontros, espetáculos e apresentações públicas.
_Houve melhora no comportamento e nas relações dos alunos, tanto na escola como no ambiente familiar.
 

Quero Participar