MOVIMENTO natura

COLETA NA REDE
Meio Ambiente e Consumo Consciente
São José de Ribamar - MA
Aplicativo otimiza a coleta seletiva sustentável e conscientiza a comunidade sobre reciclagem.
Captar recursos financeiros para apoiar cooperativas e catadores na coleta de resíduos - MA.
Neldson Sousa Pereira
Quero Participar

Iniciativa

Desde 2015, Coleta na Rede pensa em soluções para incentivar o descarte correto de resíduos recicláveis em São Luís (MA). Assim, o projeto encontrou na tecnologia um meio para facilitar a coleta seletiva e sustentável na cidade, além de apoiar cooperativas e catadores.
 
Ao propor uma cidadania ativa e participativa, Coleta na Rede une todos os envolvidos no ciclo do lixo, beneficiando cidadãos e cooperativas. A iniciativa também busca conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e contribuir para o reconhecimento do trabalho dos catadores.
 

O que Fazemos

Coleta na Rede é um aplicativo, ainda em fase de teste, que facilita e organiza a reciclagem para todos os envolvidos. O projeto articula parcerias com as cooperativas da região e mapeia locais de coleta, onde constrói estruturas adequadas para a retirada dos resíduos.
 
O projeto também atua na democratização do acesso à informação. Além de oferecer assessoria jurídica para cooperativas e catadores, a iniciativa planeja implantar bibliotecas nos locais de reciclagem, voltadas especialmente para a Educação e o desenvolvimento de todos envolvidos.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para dar suporte às cooperativas e aos catadores na coleta de resíduos.
_Articular parcerias para expandir o projeto e otimizar a coleta seletiva em outros municípios.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na finalização do aplicativo e também serão utilizadas para oferecer suporte às cooperativas parceiras na coleta de resíduos.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Coleta na Rede cresça e conecte mais cooperativas a empresas e cidadãos! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa busca expandir suas fronteiras e está aberta para discutir parcerias públicas e privadas para chegar a outras cidades e outros estados.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País! Todos serão bem-vindos para apoiar o projeto, especialmente em Comunicação, Marketing, Mídias Digitais, Gestão Financeira e de Negócios, Tecnologia e Infraestrutura.

_Participe: Pode ajudar com treinamento e multiplicação de conhecimento na área da preservação ambiental? Tem ideias sobre como melhorar o aplicativo? Sua participação fará a diferença e todos terão espaço no projeto!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Neldson Sousa Pereira, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: terraverde.adm@gmail.com
 

O que já conseguimos

_A iniciativa já conta com 11 parceiros cadastrados no aplicativo, entre cooperativas e empreendimentos comerciais.
_O número de beneficiados não para de crescer! Já são 20 cooperados e 6 funcionários que trabalham diretamente com o aplicativo e garantem a coleta seletiva e sustentável na cidade.
_Cooperativas e catadores recebem apoio jurídico na defesa de seus direitos trabalhistas.
 

Quero Participar