MOVIMENTO natura

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE COMUNIDADE DE MÃOS DADAS
Educação
Ibotirama - BA
Iniciativa promove oportunidades de lazer e crescimento construídas com o apoio da comunidade.
Mobilizar recursos financeiros para dar continuidade a projetos de fortalecimento da comunidade - BA
Maria Consuelda Oliveira
Quero Participar

Iniciativa

Desde 2000, a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas busca construir alternativas eficientes para desafios cotidianos no bairro Alto do Fundão, em Ibotirama (BA). Seu maior objetivo é oferecer a crianças, jovens e adultos um espaço de lazer e crescimento pessoal.
 
Para isso, a iniciativa trabalha com o apoio de toda a comunidade para identificar problemas e propor soluções. De forma coletiva, estimulando o protagonismo e a autonomia de cada um dos beneficiados, a Associação encontra caminhos sustentáveis para combater a vulnerabilidade social na região.
 

O que Fazemos

A iniciativa realiza diversos projetos no bairro Alto do Fundão, como forma de mobilizar e fortalecer a comunidade. As atividades são gratuitas e há oportunidades para todos! Confira alguns dos projetos criados e oferecidos pela Associação:
 
Vassouras PET: Fortalecimento da Autoestima e do Gênero
Para estimular a consciência ambiental da comunidade e oferecer alternativas de geração de renda a mulheres, foi criado este projeto em 2005. Elas são capacitadas para a produção de vassouras de alta qualidade e com valor comercial a partir da reciclagem de garrafas PET.
 
Batuque no Fundão
Desde 2005, o projeto oferece capacitação musical a jovens, com aulas de violão, percussão e criações literárias. A inclusão no meio musical proporciona momentos de lazer e retrata a riqueza cultural do município, onde festivais de Música Popular e Poesia são realizados anualmente.
 
Era uma Vez…
Por meio de contação de histórias, dramatização e brincadeiras antigas, o projeto busca despertar em crianças o gosto pela leitura. Isso viabiliza a permanência das participantes em outros projetos ofertados pela Associação, além de complementar os processos escolares de aprendizagem e alfabetização.
 
Notatame: De mãos dadas formando cidadãos
Desde 2013, professores voluntários oferecem aulas de Jiu Jitsu a crianças e adolescentes da comunidade. Os jovens participantes do projeto adquirem novas perspectivas com a integração ao esporte e a valorização do autocontrole e da disciplina.
 

Nossos Desafios

_Mobilizar recursos financeiros para dar continuidade aos diversos projetos oferecidos pela Associação.
_Mobilizar voluntários interessados em oferecer aulas de música e de alfabetização a crianças e jovens.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na manutenção e continuidade dos projetos da iniciativa, como na compra de materiais para a confecção de vassouras, contratação de professores de música, compra de quimonos e contratação de professores para a alfabetização de crianças.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias em diversas áreas. Parcerias para a distribuição de comida para as crianças e jovens e patrocínio para os atletas de jiu jitsu serão de extremo valor.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Todas as propostas de serviço são bem-vindas, especialmente nas áreas de Comunicação e Marketing.
_Participe: Voluntários são bem-vindos! Você pode ajudar oferecendo aulas de música (como violão e percussão) ou participando no processo de alfabetização de crianças.
_Compartilhe suas ideias: Converse com Maria Consuelda Oliveira, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: contato.comunidademaosdadas@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_O projeto Vassouras PET foi vencedor do Prêmio Telecentros Informação e Negócio (TINs) em 2008 e do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2011.
_Além disso, as Vassouras PET hoje são compradas pela Secretaria de Obras de Ibotirama e utilizadas para a limpeza da cidade.
_Mais de 100 jovens foram capacitados musicalmente pelo projeto Batuque no Fundão e encontraram na música oportunidades de geração de renda ou de crescimento pessoal.
_Jovens capacitados pelo projeto Batuque no Fundão já participaram de diversos festivais de música, dentre eles o Festival de Música Popular de Ibotirama.
_Muitos instrumentos musicais foram arrecadados para as aulas de violão, percussão e composições literárias do projeto Batuque do Fundão.
_Um dos projetos da Associação foi semifinalista do Prêmio Itaú Unicef Educação & Participação em 2015.
_Participantes do projeto Notatame já participaram de diversos campeonatos e muitos até mesmo conquistaram medalhas!
 

Quero Participar