MOVIMENTO natura

COOPERATIVA DE ARTESÃS MÃOS DO NORTE DE MINAS GERAIS
Empreendedorismo, Emprego e Geração de Renda
Montes Claros - MG
Por meio do artesanato, a iniciativa valoriza o trabalho e a cultura do Sertão Norte Mineiro.
Gerar renda para mulheres artesãs por meio de vendas on-line - MG
Geanio Resende
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

A Cooperativa de Artesãs Mãos do Norte de Minas Gerais surgiu para apoiar e empoderar mulheres por meio do artesanato. Criada em 2008 no Sertão Norte Mineiro, sua proposta é unir a geração de renda complementar ao resgate e a preservação das tradições artísticas da região.
 
A iniciativa colabora com o desenvolvimento econômico e social dos 8 municípios onde está presente. Com isso, além de fortalecer mulheres e manter viva a cultura da região, contribui para a redução do número de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O que Fazemos

A Cooperativa produz e comercializa peças de artesanato que retratam a riqueza cultural e a singularidade do Sertão Norte Mineiro. Juntas, as artesãs constroem histórias no barro, transformam jornais e revistas em objetos de decoração, unem retalhos, ideias, linhas e sonhos.
 
A matéria-prima dos produtos vem de recursos naturais, descartes de indústrias têxteis e reciclagem de materiais. Todo o trabalho é feito de forma sustentável, solidária, autogestionária e coletiva, resgatando as técnicas tradicionais de artesanato da região.

Nossos Desafios

  • Gerar renda para as artesãs por meio do comércio online via redes sociais e lojas virtuais.
  • Arrecadar materiais diversos para a confecção de peças de artesanato.
  • Articular parcerias para que a iniciativa possa continuar em atividade.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na compra de matéria-prima e na participação em feiras de artesanato, para levar os produtos da Cooperativa mais longe!
 
Doe materiais: Linhas, tecidos, revistas, jornais e outros materiais são sempre bem-vindos e serão utilizados na confecção de peças de artesanato.
 
Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Cooperativa de Artesãs Mãos do Norte de Minas Gerais cresça e mais famílias possam se beneficiar! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
 
Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para discutir parcerias em diversas áreas. Lojas e empresas são bem-vindas para comercializar os produtos, oferecer materiais de descarte ou propor outras formas de parceria que ainda não foram pensadas.
 
Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país. Hoje, as maiores necessidades são Designers e Artistas para a criação de novas coleções, além de e parceiros digitais para a divulgação dos produtos e o desenvolvimento de um website.
 
Participe: Conheça o catálogo de produtos na loja virtual da iniciativa.
 
Compartilhe suas ideias: Converse com Geanio, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: geanio.resende@cvr.org.br

O que já conseguimos

_Mais de 50 artesãs participam da iniciativa.
_Participação na Rede Brasileira de Comercialização Solidária (Rede ComSol)
_Participação em diversas feiras de artesanato
_Ao longo dos anos, apoios e parcerias ajudaram a iniciativa a crescer
_Lojas virtuais no Facebook, na elo7 e no cirandas.net.
 

Conheça essa iniciativa