Movimento Natura

MOVIMENTO natura

ARQUITETURA PARA TODOS

Mais que arrecadar móveis e brinquedos, a iniciativa construiu relações positivas com seus colaboradores

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Aquilo de mais rico que pode nascer de um processo de colaboração são as novas relações. O sucesso da iniciativa Arquitetura para Todos, criada pelo Instituto Terra Projetos Comunitários, é um exemplo disso. Quando o inscreveu no Movimento Natura, o instituto precisava de brinquedos, móveis e materiais de construção. Hoje, conseguiu bem mais.
 
Lucélia Modesto, colaboradora Natura, estava reformando seu apartamento  e entrou em contato com Solange Parada, diretora da ONG, para doar seus móveis antigos. “Desde o começo, o pessoal se mostrou muito solícito. Eu tinha um ‘problema’ para solucionar e eles não só me ajudaram como também transformaram minha dificuldade em um benefício para outras pessoas”, conta Lucélia.
 
Outra mobilização aconteceu dentro da própria Natura, mais precisamente no berçário. Foi instalada no local uma caixa para receber a doação de brinquedos. “As mães ficaram bem sensibilizadas e praticamente todas fizeram doações. Inclusive falaram que esse tipo de iniciativa deveria acontecer sempre”, diz Fátima Meneguelo, coordenadora do berçário.
 
Tanta afinidade foi comemorada em um saboroso café da manhã em Mogi das Cruzes. Na ocasião, o instituto entregou seu Certificado Social às empresas que colaboram com suas iniciativas e a Natura estava entre as premiadas. “Todo o processo foi muito bacana. Ver que a Natura reconhece nosso trabalho e depois recebê-la aqui foi ótimo. É esse envolvimento que a gente quer”, comenta Solange. Lucélia foi uma convidada especial e, como não poderia deixar de ser, ficou feliz em comparecer ao evento.
 
DO QUE PRECISAVAM
  • Doação de mobiliário e materiais de construção.  
  • Doação de brinquedos.
  • Transporte de materiais.
 
O QUE CONSEGUIRAM
  • Estantes, mesas e racks para computador, que foram doados para Associação de Moradores do Jardim Maitê, de Suzano (SP), que tem uma sala de leitura para as crianças da região.
  • 46 brinquedos, que farão parte de uma campanha de doação do mês das crianças.
 

Histórias que Movimentam

No último episódio da websérie Histórias que Movimentam mostraremos o encontro entre Lucélia Modesto colaboradora Natura e Solange Parada presidente do Instituto Terra, e veja o quanto elas ajudam na autoestima das pessoas que frequentam instituições sociais, transformando ambientes em espaços agradáveis e aconchegantes.