Movimento Natura

MOVIMENTO natura

BANCO COMUNITÁRIO TUPINAMBÁ

Com ajuda do Movimento Natura, Ivoneide do Vale vai inaugurar em 2015 mais um posto de atendimento do Banco Comunitário Tupinambá na Ilha do Mosqueiro, em Belém

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Quando inscreveu seu projeto na plataforma do Movimento Natura, a consultora Natura Ivoneide do Vale queria expandir o alcance e os parceiros do Banco Tupinambá, uma entidade sem fins lucrativos criada por ela há cinco anos, que oferece microcrédito produtivo às comunidades na Ilha do  Mosqueiro, em Belém, Pará.
 
Com um posto de atendimento para 7 mil pessoas na Baía do Sol, Ivoneide queria criar mais três novos postos do Banco e estimular ainda mais o empreendedorismo local por meio de uma moeda própria, o moqueio. “Colocamos o projeto de expansão do banco no site de financiamento coletivo Impulso, mas não sabíamos muito bem como mobilizar a arrecadação”, conta Ivoneide, que, com o Movimento Natura, passou a contar com a ajuda do colaborador Natura Murilo Girio, um dos primeiros a se inscrever na plataforma do movimento.  
 
“A iniciativa era muito boa, mas a ideia de conseguir dinheiro para a criação de três postos de uma vez era arriscada”, lembra Murilo, que, durante algumas conversas com Ivoneide, conseguiu convencê-la a arrecadar verba para um posto de cada vez. Com o dinheiro em mãos, ela inaugura em março de 2015 um novo posto de atendimento, para 50 mil pessoas. Engajado não só em aconselhar Ivoneide, Murilo também foi peça importante na divulgação da iniciativa em sua rede de contatos.
 
“Por meio do Movimento Natura, consegui não só apoio e divulgação para a campanha de arrecadação como ainda mais pessoas ficaram conhecendo o Banco Tupinambá. A nossa rede de parceiros aumentou e conseguimos atender mais pessoas da comunidade”, comemora  Ivoneide.
 
 
DO QUE PRECISAVAM
  • Ampliar o atendimento para toda a Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, por meio da criação de três novos postos de atendimento do Banco Tupinambá.
 
O QUE CONSEGUIRAM
 
  • Dez empreendimentos criados com apoio do Banco Tupinambá.
  • Criação de um novo posto de atendimento para 50 mil pessoas.
  • Atingiram a meta de arrecadação do financiamento coletivo para ampliação do posto.
  • Ampliou o número de parceiros, e o volume negociado pelo Banco Tupinambá dobrou em um ano.
  • Recebeu a ajuda do colaborador Murilo Girio, que fez a divulgação da iniciativa em sua rede.
  • 97 estabelecimentos da Baía do Sol aceitam a moeda social e dão descontos para estimular seu uso.
  • Mais de R$ 1,6 milhão movimentado em 2013, com 24.649 transações.
  • Ganhadora do Prêmio Cláudia 2012 na categoria Consultora Natura Inspiradora.
  • Reconhecida pelo Programa Acolher do Movimento Natura.
  • Participou do Festival Reboot 2014.