Movimento Natura

MOVIMENTO natura

NA FLOR DA IDADE

Com dança, ginástica e carinho, o Centro de Convivência da Terceira Idade resgata a autoestima dos idosos da cidade

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

A alegria de ajudar outras pessoas a encontrar a felicidade é o que motiva a produtora rural e Consultora Natura Loiri Melânia Moraes Bahu a atuar, desde 1997, como voluntária no Centro de Convivência da Terceira Idade, em Loanda, no Paraná. Os 230 idosos inscritos no grupo participam de encontros às terças e quintas-feiras, quando têm aulas de dança, pintura, ginástica e teatro, entre outras atividades. Os voluntários também os levam a passeios em parques e a bailes na região.
 
O Centro de Convivência recebeu o reconhecimento do Programa Acolher do Movimento Natura. “Depois do Acolher, vimos que precisávamos nos organizar mais”, conta Loiri, “e fizemos um cronograma anual de atividades.” O grupo ensaia coreografias para se apresentar em escolas e festas de Loanda e também participa de um concurso de quadrilhas. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos e reintegrá-los ao convívio social”, resume Loiri.

A organização funciona em um salão obtido por meio de uma verba federal, mas, para a manutenção do espaço, é cobrada uma taxa mensal de cinco reais dos participantes. O dinheiro é usado também para o transporte nos passeios do grupo. Com o intuito de arrecadar recursos, são realizados bailes dominicais em um clube da cidade.  

Hoje, o Centro de Convivência conta com um professor de educação física cedido pela Prefeitura do município e busca professores voluntários para as atividades com os idosos. Eles chegaram a ter a ajuda de uma maestrina para a criação de um coral, mas ela não pôde dar continuidade ao trabalho. Outro plano é alfabetizar uma parcela de idosos do grupo – seis deles já demonstraram interesse. Para isso, será preciso um professor voluntário especializado em alfabetização de adultos. 
 
 
Do que precisavam
  • Maestro voluntário para a criação de um coral.
  • Professor de dança voluntário para ministrar aulas.
  • Professor voluntário especializado em alfabetização de adultos.
 
O que conseguiram
  • Reconhecimento do Programa Acolher do Movimento Natura.
  • Desenvolveram estratégias para organização de atividades e eventos.
  • Ampliaram a qualidade no atendimento ao público.