Movimento Natura

MOVIMENTO natura

PROJETO FLORESCER

A música é fonte de inspiração e motivação para jovens de assentamento no Amapá

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Música é cultura, é lazer, é disciplina, é matemática. É por intermédio da música que a técnica de enfermagem Íria de Sá ajuda crianças e adolescentes do assentamento Bom Jesus dos Fernandes, próximo a Tartarugalzinho, no Amapá. O Projeto Florescer, fundado por ela em 2009, oferece aulas de música e tem sua própria orquestra. Mais de 90 jovens já passaram pelo projeto, que atende atualmente 60 alunos. Pelo menos seis ex-alunos se tornaram professores de música, mas o que Íria comemora mesmo é o fato de sua iniciativa motivar esses jovens a estudar e a pensar no futuro. “Já temos alguns fazendo direito, pedagogia, letras, arquitetura”, enumera.
 
O sucesso do Florescer foi reconhecido nos últimos anos: recebeu apoio técnico e financeiro do Programa Acolher do Movimento Natura, em 2012, e ficou entre as 33 iniciativas beneficiadas pela Brazil Foundation, em 2014. Em 2013, Íria foi a vencedora do Prêmio Claudia na categoria Consultora Natura Inspiradora.

Ela, de fato, inspira. “A Íria é uma mulher muito iluminada”, diz a Gerente de Relacionamento da Natura  Nayra Cristina Anastácio de Paula, que participou de uma oficina de automaquiagem oferecida às mulheres do assentamento na comemoração dos cinco anos do Florescer. “Ela conseguiu fazer uma mudança de  comportamento não apenas na vida daquelas crianças, mas na comunidade como um todo”, ressalta. “É uma mãezona, para os alunos e até para as outras mães.”

No início de 2015, Íria se mudou de Bom Jesus para Santana, a 230 quilômetros dali. Um de seus alunos cobrou: “A senhora não vai nos abandonar, não é?” Ela acha graça da pergunta: “O Projeto Florescer é meu filho caçula!” Por isso, deixou tudo organizado e pretende voltar pelo menos uma vez por mês para monitorar o trabalho feito por lá.

Na cidade onde agora mora, Íria já começou a procurar comunidades para expandir o Florescer. Visitou cinco locais possíveis e conta com cinco voluntários – entre eles seus três filhos. “As parcerias estão começando a surgir”, conta. “Já conseguimos 35 flautas.”
 
 
Do que precisavam
  • Manter a orquestra atuante por meio da motivação dos alunos.
  • Conseguir mais professores voluntários.
  • Aumentar de 60 para 100 alunos.
 
O que conseguiram
  • Reconhecimento do Programa Acolher do Movimento Natura com apoio técnico e financeiro.
  • Íria foi vencedora do Prêmio Claudia em 2013 na categoria Consultora Natura Inspiradora.
  • Reconhecimento da Brazil Foundation, com a doação de instrumentos.  
  • Participação no Festival Reboot, no Rio de Janeiro.
 

Movimento Natura no Amapá, comemorando 05 anos da Orquestra Florescer

A Orquestra Florescer foi apoiada pelo Movimento Natura em 2012 e agora completa 05 anos de muitas conquistas. A comemoração foi acompanhada de perto delas gerentes de relacionamento Natura da região, que ofereceram uma oficina de maquiagem de presente para as participantes do projeto.