MOVIMENTO natura

RAPUNZEL SOLIDÁRIA

Com a doação de perucas, a iniciativa devolve a autoestima a pacientes de câncer

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Prestes a completar seu primeiro ano de vida, a iniciativa Rapunzel Solidária tem muito a comemorar. Já são mais de 100 perucas entregues a mulheres pacientes de câncer. Como cada peruca é avaliada em cerca de três mil reais, “podemos dizer que já doamos 300 mil reais”, diz a criadora do projeto, Elizabeth de Castro Lomaski. “Além de todo o amor que vai junto com a doação”, acrescenta.
 
Elizabeth fundou a Rapunzel Solidária meses depois de ser diagnosticada com câncer de mama. A beleza de sua iniciativa está na simplicidade: quem quiser ajudar, basta cortar as madeixas e enviá-las pelo correio. O especialista em perucas naturais Luiz Crispim e sua equipe produzem, voluntariamente, até 12 perucas por mês, que são entregues a pessoas inscritas no projeto. A Rapunzel Solidária já tem como parceiros o Hospital Pérola Byington, especializado em saúde da mulher, e a Fundação Laço Rosa, que ajuda a pacientes com câncer de mama.
 
Os números e parcerias traduzem o sucesso da iniciativa, que em dezembro de 2014 conquistou o status de ONG: a Rapunzel Solidária recebe cerca de 500 doações de cabelos por mês, já tem mais de 33 mil curtidas no Facebook e mais de 150 “salões amigos” espalhados pelo país, que cortam de graça ou dão desconto para quem vai doar o cabelo.
 
Foi por meio do Movimento Natura que Elizabeth conheceu o cabeleireiro oficial da Natura, Guilherme Cassolari. Em um encontro no salão de Cassolari, em São Paulo, o cabeleireiro doou mechas para a Rapunzel Solidária e recebeu o selo de “Salão Amigo”. “Elizabeth me mostrou o projeto e contou o que ela própria passou. Por que não participar? É importante fazer o bem para as pessoas”, diz ele. “Em um país como o Brasil, em que as mulheres costumam ter cabelo comprido, se cada um ajudar um pouco a gente consegue levar um sorriso a muitas pessoas doentes.”
 
Foi também por intermédio da Natura que a Gerente de Relacionamento Mara Lúcia Dias, que já mobilizava Consultoras e amigas para a doação de cabelo, chegou ao projeto. “Todo mundo fala que o cabelo é a moldura do rosto, mas, para mim, ele é a estrutura do corpo. Ele te dá segurança”, diz Mara, que conheceu a Rapunzel Solidária em uma reunião da Natura em São Paulo, quando uma voluntária apresentou a iniciativa a Gerentes de Relacionamento. Ela não acreditou em tamanha coincidência: tinha cerca de 30 mechas de cabelo para doar e buscava instituições para fazê-lo. “Um dia, uma Consultora minha, que andava sumida, apareceu na reunião careca, em tratamento de câncer. Aquilo me comoveu e eu decidi que tinha que fazer alguma coisa – não exatamente para ela, pois seu cabelo já começava a crescer, mas por outras mulheres que passam por isso.” Quando ouviu sobre a Rapunzel Solidária, Mara percebeu que havia encontrado o que buscava, e logo entrou em contato com Elizabeth. A doação foi feita em um encontro promovido pelo Movimento Natura no salão de Guilherme Cassolari, e Mara pretende continuar a contribuir com a iniciativa. “A Rapunzel Solidária tem um peso fortíssimo: devolve não só a autoestima, mas também a vontade de continuar, de vencer”, resume.
 
DO QUE PRECISAVAM
  • Estabelecer-se como organização não-governamental (ONG)
  • Conseguir uma sede
  • Aumentar a produção de perucas
  • Aprimorar a comunicação com doadores
  • Doação de cabelos
 
O QUE CONSEGUIRAM
  • O status de ONG, conquistado em dezembro de 2014
  • 500 doações de cabelo por mês, como as feitas pelo cabelereiro Guilherme Cassolari e pela Gerente de Relacionamento da Natura Mara Lúcia Dias
  • Divulgação da iniciativa em uma reunião com gerentes da Natura
  • Divulgação da iniciativa nas redes sociais
 

Histórias que Movimentam

No 2º episódio da websérie Histórias que Movimentam, mostramos o encontro entre o cabelereiro Guilherme Cassolari, a Gerente de Relacionamento Mara Lúcia e Elizabeth Lomaski, a idealizadora da iniciativa Rapunzel Solidária. Veja o quanto eles ajudam na recuperação da autoestima de pacientes com câncer. Assista!