MOVIMENTO natura

CURSO DE LIBRAS
Educação
Petrópolis - RJ
Curso de Língua Brasileira de Sinais fortalece a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes em Petrópolis (RJ).
Arrecadar recursos financeiros para seguir oferecendo aulas de Libras gratuitas - RJ.
Juliana Ribeiro da Silva
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Para as pessoas surdas, o contato com o mundo se constrói a partir do olhar e de expressões faciais e corporais. Reconhecendo a importância da comunicação para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva, o Instituto Emanuel, de Petrópolis (RJ), criou em 2017 o Curso de Libras.
 
Voltado para todos da comunidade, o Curso apoia a difusão da Língua Brasileira de Sinais e possibilita uma melhor interação entre pessoas surdas e ouvintes por meio do aprendizado compartilhado. Assim, valoriza a convivência e garante a pessoas com surdez mais acesso à cidadania.
 

O que Fazemos

O curso tem duração de 4 meses e é aberto a todos os interessados que tenham no mínimo 16 anos. As aulas acontecem na sede do projeto e são ministradas por uma professora-intérprete de Libras, que acompanha o aprendizado das turmas, com aproximadamente 30 alunos cada.
 
Outras linhas de atuação do Instituto Emanuel, coordenadas por assistentes sociais como Juliana Ribeiro, contemplam grupos de convivência para pessoas surdas, orientação social e apoio na busca por emprego. Desse modo, o Instituto procura apoiar a inclusão e o convívio social de uma maneira integral.
 

Nossos Desafios

_Arrecadar recursos financeiros para manter a sede, realizar o pagamento dos professores e oferecer o curso de maneira gratuita para atender pessoas de baixo poder aquisitivo.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas no custeio das atividades do projeto e da manutenção da sede, para que o Curso de Libras possa ser gratuito e acessível a todos.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Curso de Libras cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Juliana, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: ie.institutoemanuel@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Cerca de 30 pessoas já participaram do Curso de Libras!
_Petróplis (RJ) hoje tem mais pessoas aptas a se comunicar com pessoas surdas.
_O Instituto Emanuel estabeleceu parcerias e conta com o apoio de empresas privadas.
 

Conheça essa iniciativa