MOVIMENTO natura

ECOENCONTRO MINAS GERAIS
Meio Ambiente e Consumo Consciente
Belo Horizonte - MG
Projeto realiza diversas ações anuais, onde se destaca o evento que reúne pessoas, empresas e instituições ecoeficientes promovendo gratuitamente: palestras, oficinas, workshops, mercado verde slow e atividades culturais.
Captar recursos financeiros para criar uma infraestrutura ( sede, equipe, equipamentos, etc) para o projeto - MG.
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Por meio das observações, convivências  e aprendizados no slow fashion e do seu próprio lifestyle,  a designer Áurea Lúcia criou o projeto Ecoencontro Minas Gerais, em 2015: ações  criativas e estratégicas em prol da educação socioambiental e do bem estar, na cidade de Belo Horizonte (MG). O Ecoencontro reúne, de modo colaborativo, pessoas, empresas e instituições ecoeficientes.
 
Movidos pelo propósito de levar conhecimento e buscar soluções para questões ligadas ao meio ambiente, produção e consumo sustentáveis de alimentos, roupas,  a vida nas cidades, o consumo consciente, a saúde e o bem estar, o projeto vem criando uma rede de colaboradores durante os últimos 3 anos, comprometidos com tais objetivos.
 

O que Fazemos

No evento anual - onde reunimos um grupo multidisciplinar que atua em áreas como alimentação, transporte, moda, artesanato, arquitetura, tecnologia têxtil, saneamento, etc - realizado durante dois dias, apresentamos uma programação que conta com palestras, oficinas, workshops, atividades ao ar livre, mercado verde slow, atividades culturais com o Somosociais e o Clube do Bougainville.
 
O Somosociais reúne associações e grupos que apresentam suas atividades e produtos realizados por imigrantes, portadores de deficiências diversas, egressos de instituições carcerárias, ex-dependentes químicos, etc.
 
O Clube do Bougainville é um espaço dedicado para as crianças. Apresentamos contação de histórias, teatro, atividades de esportes e de relaxamento, artes, oficinas ecológicas, etc.
 
Também realiza uma palestra sobre tema ligado às suas atividades. Trimestralmente, um profissional ou um grupo é convidado para apresentar suas experiências em relação ao tema escolhido e promover troca com a plateia.
 
Ao longo do ano, ocorrem também eventos socioambiental dentro de empresas parceiras, como na Semana de Integração e Meio Ambiente, com atividades diversas.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para investir no projeto de modo geral.
_Divulgar o projeto para alcançar mais participantes e apoiadores.


COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe: Doações em dinheiro serão investidas em insumos para a realização do evento como: camisetas, crachás, tendas, box truss, malhas tensionadas, expositores, almofadas, assentos, microfones e notebook.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que Ecoencontro Minas Gerais cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Aurea Lucia, responsável pela iniciativa, por meio do fórum.
 

O que já conseguimos

_O evento do projeto já contou com a presença de mais de 2 mil pessoas e muitos profissionais se disponibilizaram gratuitamente para oferecer as oficinas, workshops e palestras.
_ O projeto existe há 3 anos e em cada ano, recebe o apoio de uma gráfica, de uma empresa de sonorização, um frete, etc.
_O projeto foi convidado para participar da SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente) das empresas apoiadoras, onde há educação ambiental e atividades para o bem-estar dos colaboradores.
_Uma grande rede foi criada e vem crescendo, aproximando empresas, pequenos produtores, designers e professores universitários.  
 

Conheça essa iniciativa