MOVIMENTO natura

ECOMAPSS
Educação
Crato - CE
Aplicativo mapeia fauna e flora em Crato (CE) e conscientiza a comunidade sobre conservação ambiental.
Captar recursos financeiros para implementar uma versão do aplicativo para iOs - CE.
JOAO ALBERTO BRITO ABREU
Quero Participar

Iniciativa

Em 2015, a iniciativa Ecomapss deu início a um trabalho de mapeamento da fauna e da flora em Crato (CE). Com a ajuda de um aplicativo lançado pelo profissional de Tecnologia da Informação João Brito Abreu e sua equipe em 2017, vem disseminando esse conhecimento entre os habitantes da região.
 
Mantida por profissionais da Biologia, da Agronomia e da Computação, o projeto leva conscientização ambiental para escolas e parques da região. Unindo ecologia e tecnologia, busca tornar mais acessível o conhecimento sobre a natureza e a história da região.
 

O que Fazemos

O aplicativo gratuito desenvolvido pela iniciativa contém dados sobre as espécies arbóreas e animais, além da história do Parque Estadual Sítio Fundão, onde já foi implantado. Ele funciona offline dentro dessa unidade de conservação, servindo como guia para os visitantes nas trilhas.
 
A iniciativa também realiza semanalmente um trabalho de educação ambiental com alunos do Ensino Fundamental de escolas da região. Assim, não só incentiva as visitas ao parque, como também permite que os professores possam diversificar suas aulas com idas a campo e o uso do aplicativo.
 

Nossos Desafios

_Arrecadar recursos financeiros para expandir o projeto e implementar uma versão do aplicativo para iOs.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão revertidas na aquisição de computadores, celulares, impressoras e no pagamento do gastos com deslocamento para outras cidades e criação das placas de identificação.
 
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o Ecomapss cresça e mais pessoas possam ser beneficiadas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Compartilhe suas ideias: Converse com João, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: joaobrito0408@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Mais de 2000 pessoas já foram beneficiadas, entre visitantes do Parque Nacional Sítio Fundão e alunos das escolas atendidas.
_O aplicativo se tornou uma importante ferramenta para diversificar as aulas de campo das escolas da região.
_A iniciativa já realizou toda a identificação das árvores na unidade de conservação de Tauá e está articulando parcerias para dar continuidade ao projeto.
 

Quero Participar