Movimento Natura

MOVIMENTO natura

ASSOCIAÇÃO PAIS E AMOR

Consultora de Beleza Natura de Cachoeirinha (RS) criou um grupo de apoio para pais de crianças com autismo e é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

A vida de Adriana Alves da Gouvêa, Consultora de Beleza Natura, mudou quando sua filha Poliana foi diagnosticada com autismo. Sempre envolvida com o trabalho voluntário, Adriana observou aí uma oportunidade de lutar pela causa de sua filha e, ao mesmo tempo, acolher pais de outras pessoas com autismo.
 
“Essa visão de família, de ter pessoas que passam pela mesma situação, dá um conforto maior“, diz a Consultora de Beleza. Assim, reuniu-se com outras três mães de Cachoeirinha (RS) também interessadas em garantir os direitos de seus filhos e, em 2016, fundou a Associação Pais e Amor.
 

Conviver é trocar experiências
 

Hoje, já são mais de 100 famílias que encontraram apoio na Associação e se uniram em um grupo de mensagens instantâneas no celular para trocar informações e experiências. Para os associados, há ainda reuniões mensais com a presença de um palestrante, além de serviço de babá voluntária, aulas de dança e espaços de convívio.
 
Pensando em proporcionar lazer e qualidade de vida para as crianças, são organizadas festas adaptadas sem balões, com som baixo e muitos brinquedos para que não haja filas. Há também um grupo de apoio para adolescentes com autismo, estimulando sua socialização e o fortalecimento de vínculos afetivos.
 

Redes de Parcerias
 

O apoio de parcerias é essencial para o desenvolvimento das atividades da Associação, de forma a torná-la uma referência municipal na construção de uma sociedade inclusiva para pessoas com autismo. Por meio do convênio com uma faculdade da cidade, por exemplo, conseguiu-se não só atendimento psicológico para as mães e pais, como também a presença de alunos-estagiários na Associação.
 
A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde e Educação do município, que divulga o material informativo da Associação em escolas e postos de saúde. Além disso, Adriana e as outras mães conseguiram aprovar um projeto de lei que garante a prioridade em filas para crianças com autismo na cidade!
 
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não está relacionado com características físicas que mostrem ao mundo que as pessoas com autismo são diferentes. Assim, é muito importante conscientizar e sensibilizar a sociedade, o que a Associação faz com eventos em shoppings, empresas e faculdades, informando sobre o TEA e orientando sobre como incluir positivamente as pessoas com autismo.
 

Vencedor do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia acolhimento e conscientização, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados para oferecer atividades no contraturno escolar e construir um espaço multiuso para realizar atendimentos e eventos. Adriana tem a certeza de que a Associação “faz a diferença na vida dessas famílias, pois viramos uma grande família em que cada um apoia o outro. Queremos que as famílias tenham tranquilidade.”


Movimento Natura e o Associação Pais e Filhos

Por acreditar na importância de proporcionar qualidade de vida para as pessoas com autismo e suas famílias, a Consultora de Beleza Natura Adriana Alves da Gouvêa criou o Associação Pais e Amor. A Associação oferece atividades de convivência, conscientização e atendimento multidisciplinar em todas as fases da vida da pessoa com autismo.