Movimento Natura

MOVIMENTO natura

CLUBE DE LEITURA TAMBORIL

Líder comunitário de Pirapora (MG) transforma comunidades através dos livros e é um dos vencedores do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Rafael Ferreira de Oliveira, Consultor de Beleza Natura, morou alguns anos com sua avó, liderança comunitária conhecida em Pirapora (MG). Ela o inspirou a enxergar o valor da comunidade para a transformação de sua própria realidade e a criar, em 2015, o Clube de Leitura Tamboril.
 
“Neste projeto, o livro contribui para que as pessoas encontrem emancipação social e transformem suas vidas”, diz o Consultor de Beleza. Este é o lema da união entre Rafael e outros líderes comunitários, todos mobilizados em construir espaços de leitura educativos e ampliar o acesso aos livros na cidade.
 

Trabalho em rede
 

O grupo iniciou suas atividades com uma barraca na feira de artesanato do centro de Pirapora e, desde então, empresta livros principalmente para crianças e adolescentes em idade escolar residentes em bairros periféricos da cidade. “O próprio leitor escolhe o livro, anota e dá baixa. Isto educou a comunidade para doar", conta Rafael.
 
Também são organizadas diferentes ações de incentivo à leitura, como saraus, rodas de conversa, contação de histórias e oficinas de ilustração. Além disso, há projetos focados especificamente na representatividade feminina e negra na literatura.
 
O Negra Ideia, por exemplo, iniciado em 2018, busca promover a literatura afro-brasileira com vídeos que resenham livros de autores negros. Valorizando a literatura produzida por minorias sociais, toda a comunidade se viu acolhida.“Hoje, os produtores rurais, os artesãos e seus filhos leem“, diz o Consultor de Beleza.
 

Pirapora, cidade onde se lê em todo canto
 

Com um acervo que não para de crescer e a falta de uma sede própria, a solução foi realizar parcerias com associações e criar Pontos de Leitura Comunitários, coordenados por Rafael e mantidos por voluntários em diferentes espaços da cidade. Ainda existem as “gelotecas”, geladeiras inutilizadas que são transformadas em armários de livros e espalhadas por Pirapora.
 
Com o incentivo à leitura na cidade, o clube já tem 430 cadastros em todos os pontos de leitura. Todo esse alcance revela como o livro vai além de suas páginas, transformando a realidade de quem é tocado por ele. "Não é só ler o livro, as pessoas precisam aprender a ler o mundo”, acredita Rafael.
 

Vencedor do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia leitura e desenvolvimento comunitário, o Consultor de Beleza Natura foi um dos vencedores do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados para o aumento do número do pontos de leitura, a abertura da biblioteca comunitária, a criação do clube do livro jovem e de oficinas de inclusão digital para idosos e de contadores de histórias.
 
Rafael acredita que “a biblioteca é um encontro de pessoas num local onde tem livros, o capital humano é o mais importante para incentivar a leitura, pois a história não encontra o leitor sozinho.Uma vez apaixonado por livros, sempre apaixonado por livros”. É esse amor que promove a continuidade da iniciativa.


Movimento Natura e o Clube de Leitura Tamboril

Por acreditar na importância da leitura como forma de ler e desenvolver sua comunidade, o Consultor de Beleza Natura Rafael Ferreira de Oliveira fundou o Clube de Leitura Tamboril. O projeto une comunidades, escolas e iniciativas culturais para aumentar o acesso aos livros em Pirapora (MG).