Movimento Natura

MOVIMENTO natura

COOPERLAD

Cooperativa rural apoia a agricultura familiar de Tucano (BA) a partir da venda de frutas nativas e é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Tamires da Silva Ferreira é Consultora de Beleza Natura e presidente de uma cooperativa de crédito rural na cidade de Tucano (BA). Filha de agricultores, teve acesso aos estudos e se tornou uma líder comunitária, engajada em promover a agricultura familiar e valorizar as frutas nativas da região.

Em 2012, a fim de formalizar o comércio de pequenos produtores da região, estimulando a geração de renda, criou a COOPERLAD com o apoio da comunidade. A peça principal é o coletivo, é buscar parcerias e ver o que temos de potencial em nossa comunidade para desenvolver”, conta Tamires.
 

Agricultura familiar diversa
 

Para gerar renda e desenvolver a região de forma sustentável, a COOPERLAD integra duas redes de cooperativas: Arco Sertão (que as representam fora do Estado) e a Central da Caatinga (em Juazeiro). Com 67 cooperados, em sua maioria mulheres, a cooperativa conta com quatro grupos produtivos.
 
Enquanto três grupos trabalham com o beneficiamento de frutas nativas, como o umbu e o maracujá da caatinga, produzindo polpas congeladas e doces; o quarto grupo trabalha com a oleaginosa Licuri, produzindo óleo, farinha, entre outros. Além dos grupos produtivos, a COOPERLAD apoia agricultores independentes que cultivam hortaliças e frutas e criam frangos e ovos caipiras.

 

Alimentação e autonomia
 

Já no início da cooperativa, os participantes vendiam seus produtos para merenda das escolas públicas da cidade, seguindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê que 30% das merendas escolares venham da agricultura familiar. Além de Tucano, também as escolas de Cipó e Ribeira do Amparo já receberam alimentos dos cooperados.
 
Dessa forma, se valoriza não só o trabalho de pequenos produtores, como também as frutas nativas da região, incentivando o cuidado com o meio ambiente. “As crianças sabem, quando tomam o suco de umbu, que aquilo provém da família delas. Tenho orgulho de nossos filhos se alimentarem dos produtos que nós produzimos”, diz a Consultora de Beleza.
 
Além de contribuir para a preservação da região, o projeto traz visibilidade e equilíbrio para a questão de gênero. Formada em sua maioria por mulheres de participação ativa em eventos dentro e fora do município, a cooperativa permite trocas de experiências e desenvolvimento pessoal, promovendo a autonomia das participantes.
 

Vencedora do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia teoria e prática, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
Os recursos do Prêmio serão utilizados na ampliação do projeto, aumentando a rede de alimentos produzidos e benefícios para a comunidade. Para Tamires, a união da comunidade é o maior benefício: “o primeiro passo é tirar o "eu" e colocar o nós, precisamos da coletividade, sozinhos não transformamos nada.


Movimento Natura e o COOPERLAD

Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com o bem-estar de sua comunidade, a Consultora de Beleza Natura Tamires da Silva Ferreira criou o COOPERLAD. A cooperativa contribui para o desenvolvimento econômico sustentável da agricultura familiar em Tucano (BA).