Movimento Natura

MOVIMENTO natura

GRUPO DE ATENÇÃO À PESSOA COM LÚPUS

Psicóloga de Juazeiro (BA) é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018, com a criação de um grupo de apoio para acolher pessoas com lúpus.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Fabiana da Conceição Bezerra é Psicóloga na cidade de Juazeiro (BA). Diagnosticada com lúpus, uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins e cérebro, por muito tempo ela precisou ir até Salvador, capital do estado, em busca de tratamento.

Em 2013, a fim de criar uma rede de apoio às pessoas com a doença em sua cidade, criou o projeto Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus. “Nós começamos a nos reunir pois muitos pacientes não tinham acesso à informação e queríamos proporcionar acolhimento para eles”, conta Fabiana.
 

Encontros para apoiar e trocar experiências


A iniciativa promove encontros mensais com a presença de profissionais da Saúde, da Assistência Social e do Direito em espaços cedidos por parceiros nas cidades de Juazeiro, Petrolina e outras cidades do Sertão de São Francisco. Assim, divulga informações confiáveis sobre a doença, buscando quebrar preconceitos e fortalecer a voz dos pacientes diante do tratamento médico.

Nos encontros, constrói-se uma rede de apoio coletivo, com a troca de experiências entre pessoas recém-diagnosticadas e pessoas que convivem com a doença há muito tempo. “Nosso principal objetivo é fazer com que a pessoa com lúpus dessa região tenha seus direitos assegurados e espalhe essa boa notícia de que é possível viver com lúpus” diz Fabiana.

Assim, com uma linguagem clara e acessível, o Grupo incentiva a alimentação saudável, a medicação de forma correta e a prática da atividade física como forma de prevenção dos agravantes que a doença pode causar. A iniciativa também organiza oficinas de artesanato com materiais recicláveis, que estimulam o convívio e o diálogo entre os participantes e suas famílias.


Benefícios múltiplos


Ao longo do trabalho, Fabiana percebeu que o principal resultado do projeto é o ganho de qualidade de vida, com benefícios para a saúde da pessoa que convive com lúpus. Segundo Fabiana, com a repercussão das atividades “as pessoas estão se cuidando mais, têm acesso aos seus direitos e aos medicamentos de forma gratuita.
 
No ano passado, pela mobilização e ação coletiva das participantes do projeto, foi aprovado um projeto de lei que institui, no calendário de Juazeiro e Petrolina, cinco dias de atividades de conscientização sobre a doença. Também a partir da mobilização do Grupo e sua visibilidade na mídia, hoje há um especialista atuante na cidade pelo SUS.
 
Os benefícios são também psicossociais, pois os encontros permitem que os participantes façam novas amizades e fortaleçam vínculos com seus familiares. Mesmo quem não pode participar presencialmente dos encontros é beneficiado pelas redes sociais do Grupo, responsáveis por divulgar informações sobre a doença e histórias felizes de pessoas que convivem com lúpus.
 

Vencedora do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, a Fabiana foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.

Os recursos do Prêmio serão utilizados na ampliação do projeto, para que mais pessoas tenham acesso ao apoio e às atividades do Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus.

Para Fabiana, a iniciativa é uma missão de vida: “Essa é uma das minhas maiores realizações enquanto pessoa, profissional e mulher. É um filho do qual eu me orgulho muito. Sonho que o projeto tenha vida longa e a gente se torne referência em relação ao lúpus.

Movimento Natura e o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus

Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com o bem-estar e com o desenvolvimento de sua comunidade, a Consultora de Beleza Natura Fabiana da Conceição Bezerra criou o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus. O projeto divulga informações sobre a doença e dá voz aos seus portadores em cidades do sertão da Bahia.