Movimento Natura

MOVIMENTO natura

LAR DO IDOSO

Consultora de Beleza Natura que acolhe idosos de Santo Antônio das Missões (RS) e os faz sentir em casa é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Após uma vida dedicada ao trabalho e à criação dos filhos, a Consultora de Beleza Natura Rozane Nilles queria realizar algo por sua cidade, Santo Antônio das Missões (RS). Já aposentada, fundou, em 2009, o Lar do Idoso, onde atua diariamente para transmitir aos idosos respeito, carinho, afeto e qualidade de vida.
 
Assim, desde 2015 a iniciativa recebe idosos em situação de abandono encaminhados pela Prefeitura Municipal. "Cada um tem que fazer sua parte para o mundo ser melhor. Busco ajudar as pessoas a ter um final tranquilo, um final confortável", diz Rozane.
 

Construção a muitas mãos
 

Com o apoio e a mobilização da comunidade, uma sede própria foi construída em um terreno doado, algo grandioso para uma cidade de pouco mais de onze mil habitantes. Para Rozane, isso só foi possível por ser um trabalho em celebração da vida e do envelhecimento com dignidade.
 
"Eu sempre procuro enxergar o problema como um desafio, uma possibilidade de crescimento e, assim, encontrar o que podemos tirar de bom. Foi na cara e na coragem que, de pouquinho em pouquinho, fomos arrecadando o que precisávamos", conta Rozane.
 
A Consultora de Beleza aproveita ainda para divulgar o projeto e mobilizar a comunidade em seu programa de rádio que vai ao ar todos os sábados.
 

A casa é sua

No Lar do Idoso, os acolhidos podem trazer objetos de suas antigas casas e têm liberdade para sair às ruas. Os idosos também tem acesso a uma ampla área verde, onde podem passear e cuidar de uma horta, cuja produção ajuda a compor sua alimentação diária."Os idosos têm uma rotina bem normal, buscamos oferecer uma qualidade de vida próxima ao que eles tinham na vida antes do Lar. Se caminhavam, se iam ao baile, busco que eles sigam com as atividades por aqui", diz a Consultora de Beleza.
 
Fruto do sonho de Rozane de fazer a diferença em sua comunidade e de sua capacidade de mobilizar esforços, hoje o projeto é um sinal de esperança e acolhimento para a cidade, onde os idosos vivem cercados de amor e respeito. Aos poucos, o espaço construído foi aumentando, trazendo mais qualidade de vida para cerca de 40 idosos que dividem um lar arejado, amplo e arborizado.
 
A equipe é composta por Rozane, uma administradora e cozinheiras, além de técnicos e enfermeiros. Os funcionários se dividem nos cuidados cotidianos em cada etapa do dia, acompanhando os idosos nas refeições e até em eventuais passeios. Assim, a saúde de cada idoso é observada de perto e com todo o carinho.
 

Vencedor do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia acolhimento da terceira idade e desenvolvimento comunitário, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados para melhorar a infraestrutura do Lar do Idoso, de forma a beneficiar um número cada vez maior de pessoas. Rozane deseja também reunir uma equipe de funcionários e voluntários que amem trabalhar com idosos. "Busco envolver a comunidade e busco sempre a partilha", comenta.


Movimento Natura e o Lar do Idoso

Por acreditar em desenvolver sua comunidade melhorando a qualidade de vida dos idosos, a Consultora de Beleza Natura Rozane Nilles fundou o Lar do Idoso. O projeto funciona como um espaço de convivência e acolhimento para idosos em Santo Antônio das Missões (RS).