Movimento Natura

MOVIMENTO natura

CASA DE APOIO MÃO AMIGA

Consultora de Beleza Natura coordena ONG que apoia pessoas com câncer em Francisco Beltrão (PR) e é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Após ser diagnosticada com câncer de mama, a Consultora de Beleza Natura e terapeuta Lourdes Terezinha Giacobo conheceu o Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer. Lá, foi acolhida e se apaixonou pelos valores da iniciativa, fundada em 2010 com o objetivo de apoiar mulheres que passavam pelo tratamento do câncer de mama.
 
Desde 2017, o Grupo mantém a Casa de Apoio Mão Amiga, espaço de apoio para os pacientes do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão (PR) e seus familiares. “Você pensa que está fazendo bem ao outro, mas o que você recebe é bem maior”, diz Lourdes, hoje vice-presidente do projeto.
 

Trabalho a muitas mãos
 

Com o apoio de alguns funcionários e de uma rede de quase 60 voluntários, a Mão Amiga procura proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas em tratamento dos diversos tipos de câncer, bem como para gestantes em situação de risco. Para isso, são oferecidos espaços para repouso e refeições, palestras sobre saúde e bem estar e rodas de apoio para compartilhamento de experiências com a doença.
 
A Casa ainda oferece aulas de artesanato e atendimentos com psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga, além de outros tratamentos terapêuticos - como o reiki, aplicado pela própria Lourdes. A equipe também encaminha pacientes para realização de mamografias e, para mulheres que já estão em tratamento, oferece perucas confeccionadas pelas próprias voluntárias.
 

Apoio integral
 

A Casa, que funciona no espaço de um antigo mosteiro e conta com um ônibus cedido pela prefeitura, é fruto do desenvolvimento do trabalho de Dona Irene, fundadora da iniciativa. Inicialmente, ela e um grupo de voluntárias criavam espaços de diálogo e acolhimento para mulheres em tratamento do câncer de mama, distribuíam perucas e serviam café da manhã para os pacientes no próprio Hospital.
 
“Hoje, o trabalho cresceu muito daquela sementinha pequena da Dona Irene e se tornou uma ONG reconhecida”, conta Lourdes. Com essa visibilidade, a iniciativa também realiza ações para incentivar a busca pelo diagnóstico precoce, fator fundamental para o sucesso do tratamento. É o caso de eventos como a Caminhada Outubro Rosa e a realização de palestras para empresas e colégios.
 
“Como eu pude me salvar, eu quero ajudar a levar conhecimento para que outras mulheres também façam o exame e cuidem da sua saúde”, diz Lourdes.
 
 

Vencedor do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia acolhimento de pessoas com câncer e promoção do bem estar, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Criada pela Natura em 2010, essa premiação apoia lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados para contribuir para que as voluntárias tenham mais conforto no dia a dia da Mão Amiga, expandindo, assim, a capacidade de apoio e acolhimento da iniciativa.


Movimento Natura e o Casa de Apoio Mão Amiga

Por acreditar na construção de redes como forma de melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer, a Consultora de Beleza Natura Lourdes Terezinha Giacobo se tornou a vice-Presidente da Casa de Apoio Mão Amiga. O projeto promove ações de prevenção, diagnóstico precoce e terapias alternativas em Francisco Beltrão (PR).