MOVIMENTO natura

MÊS DA MULHER

Consultora Natura atua para capacitar profissionalmente mães de crianças com deficiência. Participe da campanha para impulsionar esta iniciativa!

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, símbolo do movimento de luta e persistência por um mundo mais igualitário. A data remete às conquistas das mulheres ao longo da história, enquanto também direciona olhares para direitos ainda a serem conquistados.
 
A Natura acredita no desenvolvimento sustentável e na diversidade cultural, por isso quer contribuir para a obtenção da equidade de gêneros. Isso significa fortalecer e apoiar também sua rede de relações, já que do total de 1,5 milhões de Consultores Natura, 98% são mulheres.
 
Sendo assim, este é um momento importante para reconhecer e impulsionar iniciativas de empoderamento feminino e, dessa forma, contribuir para a construção de um país onde homens e mulheres tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades.
 

Desigualdades no mercado de trabalho

 
Há décadas, no Brasil e no mundo, o mercado de trabalho tem sido palco das mais evidentes disparidades entre gêneros. Desigualdade salarial, dificuldade de inserção no mercado e de ocupação de cargos de liderança são apenas alguns dos obstáculos enfrentados por mulheres.
 
Segundo dados do IBGE/Pnad 2015, no Brasil, as mulheres recebem em torno de 25% a menos do que os homens (fonte: Estadão). No mesmo ano, 6,2% dos homens ocupavam cargos de chefia, contrastando com 4,7% de mulheres (fonte: UOL).
 
Receber salários e ocupar cargos em condições de igualdade é requisito para a autonomia financeira das mulheres. Avançar na igualdade de gênero é um passo importante não só para o empoderamento econômico feminino, como também para a superação da pobreza no país.
 

Potencializando a Geração de Renda

 
Em Curitiba (PR), a Consultora Natura Danielle de Cassia Jamnik Frumento, atua para reverter este cenário de desigualdade, contribuindo para que mulheres de baixa renda tenham novas oportunidades profissionais.
 
Seu projeto surgiu na Escola de Educação Especial Nilza Tartuce, entidade filantrópica de assistência social, educação e saúde voltada para o atendimento gratuito a crianças e jovens com deficiência.
 
Sensibilizada pela dificuldade que os familiares dos alunos atendidos pela escola encontravam para se inserirem no mercado de trabalho, Danielle propôs a criação da iniciativa Potencializando a Geração de Renda.
 
“Percebemos que havia uma oportunidade das mães, em vez de ficarem ociosas, aprenderem uma nova atividade e aumentarem suas chances de voltar para o mercado de trabalho ou complementar a renda familiar”, diz Danielle.
 
A iniciativa consiste em oferecer capacitação profissional gratuita em confeitaria e panificação, dentro da panificadora comunitária da própria escola. Mais de 350 pessoas já foram atendidas, dentre elas, 80% são mulheres, em sua maioria mães das crianças e jovens da instituição.
 
Em 2016, Potencializando a Geração de Renda foi reconhecida pelo Prêmio Acolher Educação. Por meio dele, a iniciativa recebeu apoio técnico e financeiro, fortalecendo sua atuação.
 

Movimento Natura e Projeto Potencializando a Geração de Renda

Sensibilizada com a dificuldade da inserção no mercado de trabalho de familiares de crianças com necessidades especiais, a Consultora Natura Danielle Frumento dedica-se ao Projeto Potencializando a Geração de Renda que é voltado à capacitação profissional gratuita, com foco em panificação e confeitaria em Curitiba/PR. Saiba mais em: http://bit.ly/2hdzWlv