Movimento Natura

MOVIMENTO natura

Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE

Engenheira Civil de Maceió (AL) coordena projeto de aulas complementares para alunos da rede pública de ensino e é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Geiza Thamirys Correia Gomes, Consultora de Beleza Natura e Engenheira Civil, sempre estudou em escolas públicas de Maceió (AL). Com as aulas preparatórias do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado, conseguiu ingressar na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
 
O projeto, criado em 1993, teve continuidade em 2005, quando ganhou um espaço dentro dessa universidade. Além de funcionar como um cursinho para vestibular, desde 2012 seus responsáveis vêm desenvolvendo atividades multidisciplinares para estimular os alunos a seguirem estudando.

 

Formação multidisciplinar


O programa tem conseguido atender 200 alunos da rede pública de ensino a cada ano, com turmas do 9º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. O projeto também oferece curso de informática para alunos, pais e responsáveis, contribuindo com o acesso à tecnologia e o contato com o ambiente universitário.
 
Além das aulas de informática e de aulas e palestras preparatórias para o ENEM, ministradas por professores voluntários, a iniciativa realiza visitas técnicas a universidades da região. "O contato com o meio acadêmico é um dos fatores que trazem bons resultados para o programa", acredita Geiza.
 
O projeto já apoiou cerca de 700 alunos, dos quais 400 ingressaram na UFAL. Alguns alunos, inclusive, hoje atuam como professores universitários. Há também aqueles que retornam como voluntários, a exemplo de Geiza, professora de física e matemática, além de coordenadora do curso.


Preocupação cidadã


Promover a educação de qualidade e incentivar o ingresso dos jovens no ensino superior é o modo com que os responsáveis pelo projeto buscam formar cidadãos mais conscientes. "Desconhecia as oportunidades que o ingresso no ensino superior poderia me trazer", conta a Consultora de Beleza que se vê como parte do PAESPE, dividindo a mesma história de muitos de seus alunos.
 
Para identificar os alunos que mais precisam participar do programa, a equipe aplica uma prova de interpretação de texto e matemática e um questionário socioeconômico. Assim, o PAESPE acolhe alunos em situação de vulnerabilidade e contribui para que sigam na escola.

 

Vencedora do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia educação e cidadania, a Consultora de Beleza Natura foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados na ampliação do projeto, para que mais alunos da rede pública de ensino do estado de Alagoas tenham acesso às atividades do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE.
 
Geiza se emociona com a potência do programa. "A gente percebe muito nos nossos alunos a transformação ao longo do programa. Muitos chegam sem perspectiva e vemos o despertar do interesse em dar continuidade aos estudos", diz a Consultora de Beleza.


Movimento Natura e o PAESPE

Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com a educação de seu estado e com o desenvolvimento de sua comunidade, a Consultora de Beleza Natura Geisa Thamirys Correia Gomes se envolveu com o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE. O projeto oferece aulas preparatórias para o ENEM e outras atividades para alunos da rede pública de ensino e seus familiares.