Movimento Natura

MOVIMENTO natura

VENCEDORES DO PRÊMIO ACOLHER 2018

Conheça todos os projetos reconhecidos na 7ª edição do Prêmio Acolher

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Nós acreditamos no potencial de transformação de nossa rede de relações. Por isso, criamos o Prêmio Acolher, que desde 2010 incentiva e reconhece líderes de projetos de impacto socioambiental.

Em 2018, além de reconhecermos nossas Consultoras de Beleza Natura e nossos consumidores, pela primeira vez também abrimos espaço para valorizar as iniciativas de nossas comunidades do entorno que participam de forma ativa na vida das suas comunidades.
 
Cada um dos projetos vencedores receberá apoio financeiro de até R$30 mil, além de um programa de apoio técnico, para que possa aumentar ainda mais seu alcance.

Conheça os 16 vencedores!


Categoria: Consultoras de Beleza Natura


Associação Pais e Amor (Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha)

Adriana Alves de Gouvêa
Cachoeirinha, Rio Grande do Sul

Fundada por pais de crianças e adolescentes com autismo, a Associação busca oferecer suporte e acolhimento a crianças com autismo e suas famílias. Para isso, há 2 anos promove atividades como palestras, festas adaptadas e curso de dança a 90 famílias beneficiadas. Dessa forma, o projeto estimula a troca de informações e incentiva a criação de uma rede de apoio e integração entre pais e filhos.


Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE

Geiza Thamirys Correia Gomes
Maceió, Alagoas

Projeto busca trazer ensino gratuito e de qualidade para alunos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ampliar suas oportunidades de ingresso no ensino superior. Para isso, professores e estudantes universitários oferecem, de forma voluntária, aulas de informática e aulas preparatórias para o ENEM. São aproximadamente 200 alunos da rede pública beneficiados por ano!


Amar Ajó: Empreendedorismo de Tradição Cultural

Ivone Gaia Maues
Soure, Pará

Projeto busca fortalecer a cultura marajoara e contribuir com a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade. Assim, há 2 anos estimula a geração de renda por meio da criação de produtos de cerâmica tradicionais marajoaras, voltados para decoração e para adorno feminino. A confecção destes produtos é feita por 15 mulheres artesãs da comunidade!


Mão Amiga - Grupo Beltronense de Prevenção ao câncer

Lourdes Terezinha Giacobo
Francisco Beltrão, Paraná

ONG oferece apoio a pacientes em tratamento de diversos tipos de câncer, além de promover conscientização sobre a prevenção e incentivar o diagnóstico precoce na comunidade. Dessa forma, desde 2010, o projeto busca proporcionar acolhimento e mais qualidade de vida para os beneficiados, por meio de palestras, rodas de conversa, aulas de artesanato e tratamentos terapêuticos.


Pontos de Leitura Comunitários

Rafael Ferreira de Oliveira
Pirapora, Minas Gerais

Pontos de leitura espalhados por Pirapora (MG) foram criados com o objetivo de criar espaços educativos em lugares públicos da cidade. Desde 2015, o projeto busca ampliar o acesso à literatura, por meio de bibliotecas comunitárias criadas, geridas e mantidas pelas comunidades. Além disso, os voluntários oferecem diversas ações para incentivar a leitura, como saraus, rodas de conversa, contação de histórias e oficinas.
 

Lar do Idoso

Rozane Nilles
Santo Antônio das Missões, Rio Grande do Sul

Construído por meio de doações e da mobilização da comunidade, o Lar do Idoso é um espaço amplo e acolhedor, onde vivem 38 idosos em situação de abandono ou vulnerabilidade. Criado em 2009, o projeto oferece carinho, afeto, liberdade e qualidade de vida aos beneficiados.


COOPERLAD

Tamires Da Silva Ferreira
Tucano, Bahia

Cooperativa fundada em 2012, com o objetivo de apoiar a geração de renda de pequenos produtores rurais da região, em sua maioria mulheres e jovens. O projeto atua na comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, como polpas congeladas, compotas, doces, geléias, óleos, biscoitos e balas. Ao todo, a iniciativa conta com 67 cooperados e colabora com o desenvolvimento de suas comunidades.
 

A Força da Mulher no Maracatu Rural

Vandessa Cristina Rodrafe
Nazaré da Mata, Pernambuco

Grupo de dança folclórica afro-brasileira atua há 10 anos para promover a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher. Por meio de manifestações populares, como a apresentação de maracatu no carnaval, o grupo formado por 70 mulheres busca promover o empoderamento feminino e quebrar preconceitos. Para isso, são oferecidas diversas formas de apoio, como o acompanhamento psicológico e suporte em casos de violência.
 


Categoria: Consumidores


Badu Design - Negócio Social

Ariane Regina dos Santos
Curitiba, Paraná

Iniciativa busca estimular a geração de renda e o empreendedorismo por meio da arte manual. Para isso, capacita mulheres da região periférica para a produção de materiais de papelaria, decoração e moda. Cerca de 280 mulheres já foram capacitadas na metodologia criada pelo projeto, focada em produtos sustentáveis e em processos cocriativos. Além da geração de renda, a arte manual é também arteterapia e representa a possibilidade de recomeço para as participantes.


Social Brasilis

Emanuelly Ferreira de Oliveira
Fortaleza, Ceará

Projeto criado em 2015 busca formar novos protagonistas a partir da inclusão social e digital. Para isso, oferece atividades formativas baseadas em conceitos educacionais dinâmicos e interativos, como a gamificação, a sala de aula invertida e a aprendizagem por desafios. Por meio de seu programa de formação, cerca de 700 participantes entre 13 e 65 anos já geraram mais de 100 ideias de projetos e empreendimentos de tecnologias sociais!


Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus

Fabiana da Conceição Bezerra
Juazeiro, Bahia

Surgido em 2013, a missão do projeto é proporcionar um espaço de escuta, informação e acolhimento para pessoas com lúpus e seus familiares. Tecendo uma rede de informações confiáveis sobre doença e os cuidados necessários para uma boa qualidade de vida, o projeto amplia a adesão ao tratamento e combate o preconceito social causado pelo mito do contágio da doença. Mais de 200 pessoas participam do grupo, que está presente em várias cidades do Sertão do São Francisco.
 


Categoria: Comunidades do Entorno


Associação Projeto Visão Águia

Ernani Brito dos Santos
Benevides, Pará

Criado em 2008, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes a partir do esporte. Para isso, promove atividades práticas de formação e recreação no contraturno escolar, como aulas de capoeira, jiu-jitsu, karatê, além de palestras, debates e cursos. Cerca de 500 jovens já foram beneficiados pelo projeto, que hoje atende diretamente 80 crianças e adolescentes.


Comunidade Viva

Leandro Martins dos Santos
São Paulo, São Paulo

Criado em 2015, o movimento é focado na melhoria da qualidade de vida no Distrito Jaguara e é formado por pessoas que moram, trabalham, atuam e empreendem na região. Suas ações são descentralizadas e compreendem eventos focados em esporte, cultura e lazer, realizados em praças e parques públicos. Além disso, o projeto já organizou ações voltadas para geração de renda, segurança e revitalização da região.


Piralaize Festival

Leandro Alves da Silva
São Paulo, São Paulo

Projeto tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove ações comunitárias focadas em esporte, graffiti, música e revitalização de espaços públicos. Seu festival acontece desde 2006 e atrai cerca de 300 pessoas por edição, com apresentações musicais, campeonato de skate e uma programação rica em arte e cultura a toda a comunidade.


Conhecimento, alforria da mulher

Luciane Ferreira
Benevides, Pará

Projeto tem como missão prevenir e enfrentar a violência doméstica. Para isso, oferece acolhimento humanizado, palestras informativas e encaminhamentos a órgãos de saúde, segurança e assistência social. Como seu principal diferencial, o projeto não atende apenas mulheres vítimas de violência, como também seus companheiros agressores. Mais de 450 mulheres já receberam atendimento!


Viva Viela

Marcel Alves de Souza
Jordanésia e Cajamar, São Paulo

Projeto focado na revitalização e requalificação de vielas nas cidades de Cajamar e Jordanésia. Com o apoio de empresas e da população da região, a iniciativa organiza mutirões de pintura, limpeza e organização destes espaços. Dessa forma, vielas muitas vezes inseguras, ocupadas por entulho e lixo são transformadas em espaços seguros e saudáveis, beneficiando toda a comunidade com grandes mudanças nestes pequenos espaços.
 
 
IMPORTANTE: A divulgação dos vencedores da categoria Colaboradores Natura, acontecerá no dia 14 de setembro.

Movimento Natura
30/08/2018