Movimento Natura

MOVIMENTO natura

SOCIAL BRASILIS

Professora de Fortaleza (CE) reúne educação e tecnologia no empoderamento social e é uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018.

imagem

Que tal inspirar mais gente com esta história?

Ao se tornar professora no sertão do Ceará, Emanuelly Ferreira de Oliveira descobriu um caminho para que seus alunos se tornassem protagonistas a partir do que eles aprendiam. Assim, de sua sala de aula surgiu o Social Brasilis, em 2015.
 
O negócio social é a continuação de um sonho de infância da fundadora e tem como objetivo a transformação social por meio da educação e da tecnologia. Atuando próxima de lideranças comunitárias da periferia de Fortaleza (CE), a iniciativa busca fomentar o surgimento de novos empreendedores, guiando os participantes a elaborarem produtos e serviços para sua comunidade.
 

Educação plural e empoderadora
 

Os programas educacionais aplicados pela equipe do Social Brasilis são baseados em métodos de ensino e aprendizagem em que o aluno é um sujeito ativo. “Como criar metodologias diferenciadas no campo da educação e em que as pessoas aprendam por meio da prática? Eu criei o Social Brasilis com esse objetivo, para garantir que as pessoas virem protagonistas a partir do que elas aprendem.”, conta Emanuelly.
 
Os participantes aprendem desenvolvendo projetos para solucionar problemas do seu meio social. Para apoiar esse processo, a iniciativa compartilha conteúdos na web vinculados às mídias sociais e aposta na vivência de jogos para o aprendizado. Além disso, são abordados conceitos de informática, educação financeira, construção de projetos, formação de equipes e desenvolvimento de novos produtos e negócios em diversos contextos.
 

Construindo redes
 

Há uma equipe de 10 facilitadores por trás do projeto que alcança um público diverso de 13 a 65 anos. Desde sua criação, a Social Brasilis já beneficiou mais de 3.200 pessoas diretamente, com mais de 100 projetos desenvolvidos.
 
Os programas educacionais são adquiridos, em sua maioria, por iniciativas privadas e são aplicados em escolas, fundações sociais e empresas. Através de conteúdos disponibilizados na web, formações gratuitas e palestras, a iniciativa busca estimular as pessoas a repensarem suas realidades.
 
Em função do alcance e da qualidade dos programas, o Social Brasilis já foi reconhecido por vários editais e prêmios em todo o país.
 

Vencedora do Prêmio Acolher 2018


Por sua dedicação à iniciativa, que alia educação, tecnologia e empreendedorismo, a Emanuelly foi uma das vencedoras do Prêmio Acolher 2018. Essa premiação foi criada pela Natura em 2010, para reconhecer e apoiar lideranças que se dedicam a melhorar a realidade de suas comunidades.
 
Os recursos do Prêmio serão utilizados em uma plataforma virtual própria para atender às necessidades de seu público e criar um sistema que ajude a equipe a enxergar o impacto do projeto no desenvolvimento social e econômico dos envolvidos.
 
“O projeto tem transformado a forma como essas pessoas enxergam o mundo”, conta Emanuelly, que segue desenvolvendo novas formas de aprender que possam incentivar as pessoas a imaginarem e construírem outros mundos, fomentando novos empreendedores. 


Movimento Natura e o Social Brasilis

Por acreditar na importância de seu trabalho como forma de contribuir com a educação de seu estado e com o desenvolvimento de sua comunidade, Emanuelly Ferreira de Oliveira fundou o Social Brasilis. O projeto incentiva o empreendedorismo por meio do desenvolvimento de programas educativos e corporativos em Fortaleza (CE).