MOVIMENTO natura

ENGENHAR - RIO DE JANEIRO
Desenvolvimento Comunitário e Apoios Emergenciais
Duque de Caxias - RJ
Iniciativa investe em ações de infraestrutura e sustentabilidade na comunidade do Jardim Gramacho.
Captar recursos financeiros e mobilizar mais voluntários para ampliação do número de obras realizadas - RJ.
Quero Participar

Iniciativa

A ONG Engenhar - Rio de Janeiro atende, desde o início de 2017, moradores do Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias (RJ). A região, onde, até 2012, esteve instalado um aterro sanitário, ainda hoje apresenta carência de serviços básicos, a exemplo de abastecimento de água.
 
Com a iniciativa, Maglane Cardinale, engenheira e Consultora de Beleza Natura há 20 anos, mobiliza voluntários da área de engenharia para atuar no bairro. Com ações de melhoria de infraestrutura e sustentabilidade, levam mais dignidade e possibilidades de geração de renda a seus habitantes.
 

O que Fazemos

São desenvolvidas atividades como isolamento térmico e captação de água de chuva com garrafas PET e pedaços de madeira coletados na região. Com visitas semanais, o projeto provoca mudanças de hábitos, começando pelo ato de não mais deixar lixo acumular em casa.
 
Além disso, a iniciativa promove mutirões de limpeza, os quais sempre antecedem a realização de obras na comunidade, ambos com a participação da população. Já foram construídos um salão de beleza, um banheiro ecológico e uma calçada, e planeja-se a construção de uma casa sustentável.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para a construção de mais obras de infraestrutura.
_Mobilizar mais voluntários para a continuidade e ampliação das atividades realizadas.


COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 

_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na compra de materiais de construção.
_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que o projeto Engenhar - Rio de Janeiro para que mais obras possam ser construídas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.
_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias.
_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!
_Participe: Sua presença como voluntário fará a diferença! Engenheiros e graduandos em diversas áreas de engenharia, técnicos de edificação, eletricistas e designers de interiores serão de grande ajuda!
_Compartilhe suas ideias: Converse com Maglane, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: engenhar.rio@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_ O projeto beneficia cerca de 1.000 moradores do Jardim Gramacho!
_Com uma equipe de 20 voluntários, em quatro meses os mutirões de limpeza já tiveram resultados positivos na conscientização da comunidade sobre o acúmulo de lixo.
_Para a construção de uma caixa d'água, a iniciativa conta com a parceria da CEDAE (Companhia de Águas e Esgotos), órgão que irá contribuir com a mobilização dos recursos necessários.
_Com a visibilidade das ações, o projeto já recebeu doações em materiais de obra como cimento, pedra e areia.
_Está em andamento uma parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, para a legalização da ação e apoio institucional, e outra com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), para o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental.
 

Quero Participar