MOVIMENTO natura

ESCOLINHA DO SÃO LUÍS
Esporte e Lazer
São Luís do Quitunde - AL
Desde 2000, o projeto oferece aulas de futebol a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Conseguir doações de materiais esportivos para serem usados nas atividades realizadas pelo projeto - AL
Joao Alves dos Santos Neto Alves
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

A Escolinha do São Luís foi criada em 2000, por João Alves dos Santos Neto, coordenador e treinador do projeto, com a missão de oferecer uma alternativa de lazer e inclusão social a crianças e jovens de comunidades carentes e com altos índices de violência de São Luís do Quitunde (AL). Em parcerias com escolas públicas do município, oferece aulas e treinos de futebol a 100 jovens, de 7 a 20 anos.
 
DESAFIO:
Conseguir doações de material esportivo (bolas, coletes, cones, traves, chuteiras e uniformes, entre outros) para serem usados pelos alunos. O projeto não tem materiais suficientes para atender à demanda e muitos jovens têm de jogar descalços, por não terem condições de adquirir chuteiras, e acabam ficando de fora das competições de que o projeto participa.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Você pode fazer a diferença doando bolas, chuteiras, cones e outros materiais esportivos de que o projeto precisa. Para contribuir, encaminhe sua doação para o seguinte endereço:
Escolinha do São Luís
Rua Dr. Coelho Cavalcante, 1, Centro.
CEP: 57920-000
São Luís do Quitunde (AL)
 

O que Fazemos

Em parceria com escolas públicas de São Luís do Quitunde (AL), que fazem o encaminhamento dos alunos, o projeto Escolinha do São Luís oferece aulas gratuitas de futebol a 100 crianças e adolescentes, de 7 a 20 anos de idade. As atividades são realizadas em um campo municipal, pois o projeto não tem sede própria. O coordenador acompanha o desempenho escolar dos alunos junto aos profissionais das escolas parceiras.
 
Os treinos são realizados duas vezes por semana, no período da manhã e da tarde. Os jovens que estudam de manhã treinam à tarde e os que estudam à tarde treinam pela manhã. Além disso, os alunos participam de torneios e competições aos sábados.
Paralelamente ao ensino do futebol (tática, posicionamento, condução de bolas etc.), o projeto busca fortalecer nos jovens valores como disciplina, pontualidade, bom comportamento, companheirismo, convivência em equipe, respeito e união familiar.
 

Nossos Desafios

_Firmar parcerias com empresas e/ou comerciantes que permitam ao projeto adquirir materiais esportivos, ampliar o atendimento e oferecer um lanche aos alunos. Atualmente, a Escolinha do São Luís não recebe qualquer apoio e, por isso, não tem condições de oferecer alimentação aos assistidos.
 
_Conseguir apoio financeiro para arcar com os custos de inscrição nos campeonatos de que o projeto participa e de transporte para levar os alunos às competições.
 
_Engajar voluntários que possam ajudar na divulgação e captação de recursos.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados a iniciativas de inclusão social por meio do esporte e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Segundo o coordenador e treinador, João Alves dos Santos, a Escolinha do São Luís tem como objetivo unir educação, disciplina, companheirismo e estimular a união familiar. Atualmente, são mais de 100 crianças e jovens aprendendo esses conceitos por meio do esporte. O projeto trabalha na formação de caráter dos alunos, para que estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios da vida e construir uma sociedade mais justa. Ao longo de 15 anos, já atendeu e beneficiou centenas de jovens e, consequentemente, suas famílias. “Há uma satisfação por parte dos pais ao verem as mudanças de seus filhos após entrarem na escolinha de futebol. É uma grande contribuição social, pois ajudamos a mantê-los longe do mundo das drogas”, diz João Neto.  
 
Com o objetivo de acompanhar a vida escolar de cada aluno, a iniciativa faz um levantamento do desempenho dos jovens antes e depois da entrada no projeto. “Segundo os professores e diretores, a melhora do comportamento e da frequência é surpreendente”, diz o coordenador da Escolinha do São Luís.
 
Além de formar cidadãos, o projeto já encaminhou vários alunos para grandes clubes de futebol brasileiros, como São Paulo Futebol Clube, Palmeiras, Cruzeiro, Santos e clubes do estado de Alagoas. “Juntos, podemos unir forças para resgatar a juventude de nossa cidade”, diz João Neto.  
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para o João Neto no e-mail joaoneto_sesluiz@hotmail.com.
 

Conheça essa iniciativa