MOVIMENTO natura

RESTAURANDO DIGNIDADES
Direitos humanos
Itapecerica da Serra - SP
Pessoas em situação de rua recebem espaços de convívio, diálogo e acolhimento.
Arrecadar recursos para oferecer alimentos, itens de higiene e roupas a pessoas em situação de rua - SP
Andrea Cristina De Medeiros
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Desde 2015, o projeto Eu Faço Parte busca promover a visibilidade da população em situação de rua. Andrea Cristina Medeiros, idealizadora do projeto, atua junto a outros voluntários para oferecer um espaço seguro de convívio, empatia e crescimento pessoal aos envolvidos.
 
Em Itapecerica da Serra (SP), a iniciativa parte do carinho, atenção e respeito para incentivar pessoas em situação de vulnerabilidade a restabelecer sua auto-estima, confiança e autonomia. Criando espaços de diálogo acolhedores e sem julgamentos, o projeto envolve a comunidade e combate preconceitos.

O que Fazemos

Eu Faço Parte realiza ações mensais, com atendimento individualizado a em média 30 pessoas em situação de rua. Nos encontros, o projeto apoia cada um em suas diferentes necessidades e oferece alimentação, cuidados básicos, higiene, atendimento médico e acompanhamento psicológico.
 
A iniciativa também promove rodas de conversas e diversas atividades culturais e artísticas. Por meio do diálogo aberto e inclusivo, o vínculo entre os voluntários e as pessoas em situação de rua se fortalece. Assim, as ações são construídas coletivamente e todos os envolvidos se tornam agentes de transformação, gerando um ciclo de renovação e desenvolvimento.

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para a manutenção dos eventos mensais e para a compra de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal que serão oferecidos a pessoas em situação de rua.
_Conquistar um espaço próprio onde possam oferecer oficinas periódicas, atendimento pessoal, psicológico, médico e odontológico.
_Mobilizar voluntários comprometidos para colaborar com a organização em suas ações mensais.
_Articular parcerias para ampliar as ações da iniciativa.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR


_Doe: Doações em dinheiro serão investidas na manutenção dos eventos mensais e na compra de alimentos, vestuário, itens de higiene pessoal e em outras necessidades dos participantes.

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que Eu Faço Parte cresça e mais pessoas possam ser acolhidas! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias para ampliar suas atividades e visibilidade.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País! Serviços de Administração, Comunicação e Marketing são especialmente bem-vindos.

_Participe: Sua presença como voluntário comprometido na organização das ações mensais da iniciativa fará a diferença!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Andrea, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: contato@eufacoparte.org.br.

O que já conseguimos

_Em média 30 pessoas são atendidas todo mês. Ao todo, mais de 100 pessoas já foram atendidas!
_Foram estabelecidas relações de confiança e parceria com moradores de rua.
_Pessoas em situação de rua hoje têm acesso mensal a um espaço de convívio empático e respeitoso.
_Iniciativa possibilita a busca por alternativas e o exercício da empatia, além de incentivar a auto-estima.
_Houve uma redução no número de pessoas em situação de rua que se alimentam do lixo na praça principal de Itapecerica da Serra (SP).
_Duas pessoas participantes do projeto deixaram a situação de rua. Um deles é atualmente colaborador na própria iniciativa!
_O projeto já auxiliou a reativação de contato de alguns atendidos com suas famílias!

Conheça essa iniciativa