MOVIMENTO natura

Dúvidas Frequentes

Perguntas e respostas sobre o Movimento Natura


  • Movimento
    • O que é o Movimento Natura?

      O Movimento Natura é uma plataforma aberta e criativa que conecta iniciativas transformadoras a pessoas que estão dispostas a colaborar com elas.

    • O que são as iniciativas?

      São projetos de impacto coletivo que se preocupam com as pessoas e o meio ambiente. Um mutirão para plantar árvores, uma feira de adoção de animais e uma tarde de voluntariado em uma escola são exemplos de iniciativas que podem utilizar o potencial de mobilização dessa plataforma para ampliarem seus resultados.

  • Iniciativas
    • Como inscrever sua iniciativa?

      Crie um projeto, identifique os talentos e habilidades que está buscando, cadastre-se no nosso site e registre sua iniciativa.

    • Como os temas são definidos no site?

      A equipe do Movimento Natura escolheu com cuidado os temas iniciais da plataforma, entre eles: educação e cultura, geração de renda, saúde , meio ambiente e protagonismo social. Mas sabemos que eles não serão suficientes para a riqueza de iniciativas que queremos receber. Sendo assim, ao cadastrar seu projeto, você pode sugerir um novo tema. Acompanharemos essas novas sugestões e quando várias pessoas inscreverem um mesmo tema, vamos considerar sua inclusão nas temáticas principais da plataforma.

    • Quem pode criar iniciativas?

      Todo mundo pode participar, basta estar realizando uma iniciativa. Para criar iniciativas no Movimento Natura, você só precisa estar cadastrado no site, ter mais de 18 anos ou estar acompanhado de um adulto responsável.

    • Como funciona a seleção de iniciativas?

      A equipe do Movimento Natura analisa todas as iniciativas inscritas de acordo com os termos de uso da nossa plataforma. Depois, entramos em contato com quem inscreveu o projeto para comunicar se ele tem aderência com a plataforma, neste contato também aproveitaremos para aprofundar o nosso conhecimento sobre a iniciativa inscrita.

    • O que é obrigatório para inscrever uma iniciativa?

      Além de preencher o cadastro completo, é preciso que o projeto respeite os termos de uso  do Movimento Natura.

    • Em quanto tempo saberei se minha iniciativa foi aceita?

      Em até 30 dias você terá uma resposta sobre a avaliação do seu projeto.

    • Eu posso ter mais de uma iniciativa ativa ao mesmo tempo?

      Sim. Aqui há espaço para todas as suas boas ideias.                             

    • O que é o meu perfil?

      É uma página só sua aqui no Movimento Natura. É onde ficam os seus dados pessoais, talentos, interesses, iniciativas que participou e projetos com os quais colaborou.

    • A iniciativa pode ser editada depois de começada?

      Pode sim, e deve. No momento em que publicarmos sua iniciativa, você terá acesso a área exclusiva para acompanhar seu projeto. Esse espaço será protegido com senha e, ali, você poderá ver o status de seu projeto, atualizar as informações, responder os comentários e acompanhar as colaborações recebidas.
      Esperamos também que ao final do seu projeto, você atualize a página da iniciativa com os resultados alcançados. É um cuidado que você deve ter com todos aqueles que colaboraram com a sua iniciativa.

    • Posso cancelar uma iniciativa?

      É possível cancelar uma iniciativa a qualquer momento. Mas lembre-se, é muito importante avisar os usuários que já tinham se disposto a colaborar com seu projeto.

  • Participação
    • Quem pode participar de iniciativas?

      Todos os usuários inscritos no Movimento Natura podem se candidatar. No entanto, alguns projetos precisam de habilidades e talentos específicos. Por isso, antes de se voluntariar, tenha certeza que você realmente pode colaborar com o projeto.

    • É preciso ter algum conhecimento especial para ser voluntário?

      Em geral, não. Aqui, seus pequenos talentos, grandes habilidades ou parte do seu tempo podem fazer a diferença. Algumas iniciativas podem precisar de colaboradores com conhecimentos específicos.

    • Posso escolher dia e hora para trabalhar?

      Depende das necessidades da iniciativa que você escolheu para colaborar. Algumas têm flexibilidade de horário, outras nem tanto. Vale o que ficar combinado entre você e o organizador do projeto.

    • Quantas horas eu tenho que dedicar ao trabalho?

      O suficiente para fazer você se sentir bem. Não há uma quantidade de horas pré-determinada, o tempo de colaboração varia para cada iniciativa. Tudo depende do combinado entre você e o organizador do projeto.

    • Como faço para participar?

      É bem simples. O primeiro passo é cadastrar suas informações, talentos e habilidades no Movimento Natura. Depois disso, é só buscar iniciativas na plataforma e , nós indicaremos aquelas que precisam de alguém com seu perfil. Aí, é só escolher as iniciativas que têm mais a ver com você e clicar no botão participar.

    • Como encontrar iniciativas de meu interesse?

      Oferecemos duas possibilidades para você encontrar iniciativas do seu interesse. Uma delas é o mecanismo de busca que tem diversos filtros: mais recentes, na reta final, em destaque, tema, cidade, tipo de habilidade ou palavra-chave.  A outra vem da gente. Depois de olhar para os interesses que você cadastrou, sugerimos iniciativas que precisam de alguém com seu perfil. Essas sugestões ficam disponíveis no seu painel privado, aquela página que você acessa quando digita seu login e senha no site.

  • Suporte
    • Como tiro dúvidas sobre determinado projeto?

      Nas páginas das iniciativas inscritas no Movimento Natura. Lá, é possível deixar uma mensagem para o criador do projeto. Você pode, e deve, aproveitar esse canal para esclarecer suas dúvidas.

    • Não consigo me cadastrar, o que devo fazer?

      Primeiramente, não desanime. Entre em contato com a gente pelo Fale conosco . Faremos o possível para te ajudar a resolver o problema.

    • Esqueci minha senha, como recuperar?

      Na página de login você verá a frase “Esqueci minha senha” , clique ali. Em seguida, pediremos para você digitar o seu e-mail. Feito isso, basta clicar em enviar. Você receberá um e-mail com instruções para recuperar sua senha ou cadastrar uma nova.

    • Como cadastrar fotos na iniciativa?

      No momento de cadastro da sua iniciativa temos o passo “Informações adicionais”. Essa é a hora de inserir as suas imagens. Clique no botão selecionar foto, escolha as imagens que estão no seu computador e dê o ok. Você pode cadastrar até 5 (cinco) fotos nos formatos jpg, gif e png, com até 2 MB cada.

      Se não tiver as fotos em mãos na hora do cadastro, pode inseri-las depois. Vá até a área exclusiva da sua iniciativa, escolha a opção Editar, e siga as mesmas instruções acima.

    • Como cadastrar vídeos?

      No momento de cadastro da sua iniciativa temos o passo “Informações adicionais”. Essa é a hora de inserir o link do seu vídeo, que já deve estar hospedado no youtube.

    • O que são notificações?

      São avisos que deixamos no seu painel. Podem ser sugestões de iniciativas que precisam de alguém com seu perfil ou alertas de que alguém comentou ou deixou mensagem na página de um projeto criado por você. Foi o jeito que encontramos de te lembrar que tem gente querendo interagir com você.

    • O que são mensagens? Pra quem posso enviar?

      São recados que os usuários enviam uns para os outros ou postam nas páginas das iniciativas. Você pode enviar mensagens para qualquer participante da plataforma e deixar comentários nas páginas dos projetos.

    • Como eu edito as informações do meu perfil?

      Entre no site, digite seu e-mail e senha. Uma vez no seu perfil, acesse a seção Minha Conta e insira os novos dados.

    • Como deixar de receber os e-mails informativos do Movimento Natura?
       

      Os nossos e-mails informativos te ajudam a ficar sabendo de novidades da nossa plataforma sem estar conectado! Esperamos que você deseje continuar recebendo-os, mas caso não, siga as instruções: Acesse o seu perfil, fazendo o login na plataforma. Clique no seu nome, canto superior direito, e abrirá uma página em que você deve clicar no quadro MINHA CONTA. Em MINHA CONTA, clique em ALTERAR CONTA e avance até a parte 3, VOCÊ E A NATURA, e altere as configurações.

    • Como comunicar um problema/erro?

      Esperamos que isso não aconteça, mas caso você encontre um erro ou problema entre em contato com a gente pelo Fale Conosco.  Lembramos também que temos um canal específico  para você reportar algo que tenha te incomodado. Fique tranquilo, vamos tentar solucionar o mais rápido possível.