MOVIMENTO natura

PROJETO FORTALECENDO CORAÇÕES
Esporte e Lazer
Salvador - BA
O projeto oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Conseguir recursos financeiros para custear o material esportivo e alimentos para fornecer aos alunos - BA
Alisson Fernando Jardim dos santos
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

O projeto Fortalecendo Corações está em fase inicial de implantação e pretende oferecer aulas gratuitas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes carentes da comunidade de Engenho Velho de Brotas, uma das mais populosas de Salvador (BA). A iniciativa está funcionando em um espaço cedido pela associação de moradores do bairro e atende atualmente cinco crianças. O objetivo é ampliar a oferta para 30 alunos nos próximos meses. 
 
DESAFIO:
Conseguir recursos financeiros para a compra de materiais como quimonos e tatames e o fornecimento de lanches ao final das aulas.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para o responsável pelo projeto no e-mail: consultoralissonfernando@hotmail.com.
 

O que Fazemos

O Fortalecendo Corações nasceu em 2016 pelas mãos do professor e mestre em jiu-jitsu Francisco de Carvalho com o objetivo de oferecer uma opção de lazer a crianças e jovens da comunidade Engenho Velho de Brotas, umas das mais populosas de Salvador (BA), por meio da prática do jiu-jitsu. O projeto ainda está em fase inicial e atende hoje cinco crianças, que vão à sede da iniciativa – um espaço cedido pela associação de moradores do bairro – uma vez por semana.
 
O objetivo é conseguir apoio para ampliar o atendimento para 30 crianças e jovens (de 8 a 17 anos) nos próximos meses, oferecendo aulas  três vezes por semana no período da manhã e da tarde. O acesso ao curso é totalmente gratuito, a única exigência é que a criança esteja matriculada na rede pública de ensino. Além da atividade física, a iniciativa busca despertar nos alunos a consciência sobre a importância de valores como disciplina, responsabilidade e respeito ao próximo.
 

Nossos Desafios

_Conseguir doações de materiais que possam ser usados durante as aulas (quimonos, tatames etc.).
 
_Firmar parceria com empresas ou estabelecimentos comerciais que possam fornecer alimentos que permitam ao projeto oferecer um lanche aos alunos.
 
_Engajar voluntários com disponibilidade para dar aulas de jiu-jitsu, permitindo ampliar o atendimento e a disponibilidade de horários. A iniciativa também está aberta a voluntários que queiram implantar outras modalidades esportivas.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados à inclusão por meio do esporte e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Oferecer um nova perspectiva a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e uma opção de lazer e convivência pacífica. Foram esses os principais objetivos do professor e mestre em jiu-jitsu Francisco de Carvalho ao criar o Fortalecendo Corações, em 2016.  O projeto está em fase inicial e, para decolar, vem recebendo apoio da Rede do Bem, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo elaborar e patrocinar projetos sociais em comunidades carentes, sob coordenação de Alisson Fernando Jardim dos Santos.  
 
O Fortalecendo Corações oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes (de 8 a 17 anos) e busca ensinar também valores como disciplina e respeito ao próximo. No momento, funciona em um espaço cedido pela associação de moradores do bairro Engenho Velho de Brotas, em Salvador (BA), e atende cinco crianças uma vez por semana. O plano é conseguir apoio e voluntários para estender o atendimento a 30 jovens em 2017 e passar a oferecer uma lanche aos alunos assistidos.    
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para o Allison Fernando no e-mail consultoralissonfernando@hotmail.com
 

Conheça essa iniciativa