Movimento Natura

MOVIMENTO natura

FUSCOTECA
Educação
Governador Valadares - MG
Arte-educadora leva livros e histórias em seu Fusca para transformar a realidade de crianças e adolescentes.
Captar recursos financeiros para o conserto e a manutenção do Fusca, que funciona como biblioteca.
Daniele Cristina Pinho Pinto
Quero Participar

Iniciativa

Em 2014, a artista e psicopedagoga Dani Pinho saiu pelas ruas de Governador Valadares (MG) com alguns livros na garupa de sua moto. Desde então, Dani conta histórias pela cidade, buscando transformar o cotidiano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
 
O projeto passou a levar sua biblioteca móvel em um Fusca e, assim, surgiu a Fuscoteca, com o objetivo de incentivar a leitura e democratizar o acesso à arte e cultura. Com carinho e afeto, a iniciativa tem devolvido a rua para as crianças e contribuído com a construção de laços comunitários mais pacíficos.
 

O que Fazemos

Empréstimos e doações de livros, mediação de leituras, contações de histórias, oficinas de teatro e de música são algumas das atividades que Fuscoteca leva à zona rural da cidade. O projeto também contribui com a alfabetização das crianças participantes, incentivando o estudo e a educação.
 
A fim trazer a arte para o cotidiano da comunidade, espaços abertos são também ocupados com brincadeiras, cantigas de roda, piqueniques e oficinas lúdicas. Com estas ações, Dani busca estimular a autonomia e a criatividade dos jovens e ressignificar as ruas como espaços de convívio.
 

Nossos Desafios

_Captar recursos financeiros para viabilizar o conserto mecânico do Fusca e para investir em equipamentos de som para as apresentações.
_Mobilizar voluntários que possam contribuir com as atividades e viabilizar as ações projeto.
_Captar doações de livros infantojuvenis para manutenção do acervo da Biblioteca.
 

COMO VOCÊ PODE COLABORAR:


_Doe: O projeto irá investir as doações em dinheiro no conserto e manutenção do Fusca, na compra de equipamentos de som e na ampliação do acervo de livros infantis. Doações de livros infantojuvenis também serão muito bem-vindas!

_Divulgue: Faça essa história chegar mais longe para que a Fuscoteca cresça e possa beneficiar mais crianças e adolescentes! Compartilhe a iniciativa com seus familiares, amigos e nas redes sociais.

_Proponha parcerias: Há muitas formas de colaborar e criar laços! A iniciativa está aberta para formar diversos tipos de parcerias, especialmente para apoio nas apresentações teatrais.

_Participe: Sua presença fará a diferença! A iniciativa está à procura de voluntários engajados que possam colaborar com a organização, logística e dinâmica das ações da Fuscoteca.

_Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do País!

_Compartilhe suas ideias: Converse com Dani, responsável pela iniciativa, por meio do fórum ou via e-mail: contarolar@gmail.com.
 

O que já conseguimos

_Cerca de 600 leitores já foram beneficiados pela iniciativa!
_Além disso, aproximadamente 1.500 pessoas já participaram de suas apresentações e eventos!
_Cerca de 40 jovens participavam semanalmente das atividades do projeto!
_Moradores da comunidade Angico se mobilizaram para construir um piso de concreto para melhor acomodar as ações do Fuscoteca e garantir um espaço seguro para as crianças.
_Com o projeto, foi organizada uma escolinha de futebol na comunidade Angico.
_A iniciativa conquistou o carinho e o apoio de alguns voluntários ao longo de sua trajetória!
_A iniciativa realiza um evento anual de Dia das Crianças, com brincadeiras e distribuição de brinquedos!
 

Quero Participar