MOVIMENTO natura

GASTRONOMIA PARA TODOS
Educação
Antônio Prado - RS
Projeto voltado a oferecer capacitação profissional a jovens e adultos de baixa renda na área da gastronomia.
Recursos financeiros para produzir o material didático e comprar equipamentos para a cozinha - RS
michele scopel reginato
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Criado pela chef de cozinha e sommelier Michele Scopel Reginato, formada na Itália e com mais de 20 anos de experiência na área, o Gastronomia para Todos tem como objetivo realizar a capacitação profissional de jovens e adultos de baixa renda na área da gastronomia, formando padeiros, cozinheiros e confeiteiros. O projeto já tem o apoio da prefeitura municipal de Antônio Prado (RS) e busca patrocínio para dar início às primeiras turmas no primeiro semestre de 2017.
 
DESAFIO:
Por se tratar de uma cidade pequena, com menos de 15 mil habitantes, Antônio Prado (RS) é carente de recursos, e o poder púbico não tem como arcar com os custos de implantação do projeto, mas está apoiando a iniciativa e cedeu um espaço onde as aulas poderão ser realizadas. O Gastronomia para Todos precisa de patrocínio (poder público, iniciativa privada ou pessoas físicas) para dar início às aulas. Os recursos serão utilizados para produzir o material didático e comprar equipamentos e mobiliário para montar uma cozinha industrial, alimentos para a realização das aulas práticas, material de limpeza e uniformes dos alunos e professores.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo projeto no e-mail: gastronomiaparatodos@hotmail.com
 

O que Fazemos

O objetivo do Gastronomia para Todos é capacitar jovens a partir dos 16 anos e adultos (homens e mulheres) de baixa renda de Antônio Prado (RS) para trabalharem na área da gastronomia (cozinheiro, confeiteiro e padeiro), buscando oferecer-lhes uma nova perspectiva de vida e uma alternativa para a geração de renda. 
 
A iniciativa pretende dar início às primeiras turmas no começo de 2017. As aulas serão realizadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, cedido pela prefeitura. Os cursos terão duração de seis meses e serão divididos em três módulos. Serão dois turnos de 20 horas semanais de aulas cada, compostos por 20 alunos. Ou seja, serão formados 40 alunos a cada seis meses. A após o término, a ideia é que outro curso comece na sequência.
 
As aulas abordarão temas como técnicas de panificação, massas e molhos, confeitaria e finger food (doces e salgados para festas), entre outros. Responsável pelo projeto, a chef de cozinha Michele Scopel Reginato também pretende firmar parcerias com empresas, padarias e restaurantes da cidade e de municípios vizinhos para encaminhar os alunos para estágios e empregos.  
 

Nossos Desafios

_Engajar voluntários da área da gastronomia que possam dar aulas de culinária no projeto.
 
_Conseguir doações de equipamentos e mobiliário para montar uma cozinha industrial: fogão industrial, refrigerador, freezer, bancadas etc.
 
_Firmar parcerias com empresas que doem parte dos alimentos a serem usados nas aulas práticas.
 
_Conseguir o apoio de uma gráfica que possa imprimir o material didático do projeto.
 
_Tornar o projeto mais conhecido na cidade e no estado, por meio de reportagens em blogs, emissoras de rádio e TV, sites e páginas nas redes sociais dedicados ao empreendedorismo e à geração de renda e a projetos de responsabilidade social.
 

O que já conseguimos

Formada na Itália, a chef de cozinha e sommelier Michele Scopel Reginato trabalha há 20 anos com gastronomia e há tempos tem vontade de usar sua experiência profissional e seus conhecimentos para criar um projeto social e ajudar a transformar a realidade de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social de sua cidade natal, a pequena Antônio Prado (RS).
 
Assim nasceu o Gastronomia para Todos, que pretende oferecer capacitação profissional gratuita, por meio de cursos de cozinheiro, padeiro e confeiteiro. O objetivo é também ajudar no encaminhando dos participantes ao mercado de trabalho. “Meu objetivo é fazer com que esses homens e mulheres possam ajudar financeiramente seus lares, proporcionando uma melhor qualidade de vida a suas famílias, além da oportunidade de se tornarem cidadãos mais esclarecidos e mais conscientes de seus direitos e deveres”, diz Michele.
 
O Gastronomia para Todos já tem o apoio da prefeitura municipal, que cedeu o espaço onde as aulas serão realizadas, no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. “Acredito que o projeto será de grande importância para nossa comunidade. Antônio Prado é conhecida como a cidade mais italiana do Brasil e sedia uma feira gastronômica importante, a Fenamassa, portanto, uma inciativa como essa pode fortalecer ainda mais a vocação gastronômica de nossa cidade, além de beneficiar centenas de cidadãos.”
 
Você pode ajudar esse projeto escrevendo para a Michele no e-mail gastronomiaparatodos@hotmail.com .
 

Conheça essa iniciativa