MOVIMENTO natura

GIBITECA
Educação
São Paulo - SP
O projeto estimular a leitura de crianças de uma creche por meio de gibis.
Arrecadar doações de gibis e móveis adequados para uma sala de leitura infantil - SP
Fatima Aparecida Miranda
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Gibiteca é um espaço dedicado para crianças de 5 meses a 5 anos, que incentiva a leitura por meio da leitura de gibis. O projeto funciona em uma creche em São Paulo.
 

O que Fazemos

Fátima Aparecida Miranda é professora de educação infantil de uma creche conveniada com a Prefeitura, em São Paulo. Devido à falta de livros, Fátima Natura organizou uma “Gibiteca” em 2015, com acervo pequeno de gibis que tinha em casa.
 
A ação incentiva as crianças a lerem, a valorizar os livros e gibis e a perceber a importância e o valor didático da leitura na escola. Fátima que também é Consultora de Beleza Natura, sente-se motivada por tornar a leitura e os gibis acessíveis às crianças de uma comunidade carente. Entretanto a ação não possui a infraestrutura desejada, como um ambiente confortável e propício para a leitura infantil. O projeto funciona com as professoras lendo os gibis para os alunos. Cada professora tem um horário para levar a turma. Hoje são 120 alunos da creche, divididos em turmas de 20 crianças normalmente. As crianças passam quase uma hora no espaço. São crianças de 12 meses a 5 anos, e as maiores se interessam muito pelos gibis e pedem para a professora contar as histórias.
 
Além disso, a consultora incentiva também o apoio dos familiares, permitindo que os pais levem gibis para ler com as crianças em casa. Ela reforça que a gibiteca é aberta à comunidade.
 

Nossos Desafios

_Organizar o espaço com prateleiras e cadeiras para um ambiente confortável e aconchegante. Pois um ambiente apropriado para leitura será de muito valor. Colocar almofadas, gravuras nas paredes enfeitar esse local como um ambiente prazeroso para leitura.
_Conseguir a assinatura periódica de gibis.
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para o(a) responsável pela iniciativa.
 

O que já conseguimos

_São atendidos 120 alunos
_Reforço do vínculo afetivo entre o contador de histórias e a criança
_Alfabetização e aumento da capacidade linguística
_Formação da cultura de incentivo à leitura na criança
_Socialização entre as crianças
 

Conheça essa iniciativa