MOVIMENTO natura

GRUPO DE PAIS ACOLHER
Desenvolvimento Comunitário e Apoios Emergenciais
Pindamonhangaba - SP
A iniciativa oferece terapia individual e em grupo para pais de crianças com deficiência.
Mobilizar psicólogos voluntários para auxiliarem com os grupos - SP.
Regina Celia de Lima
Quero Participar

Iniciativa

Grupo de Pais Acolher é uma iniciativa que realiza encontros de pais de crianças com deficiência em Pindamonhangaba (SP). No grupo, são trabalhadas as questões emocionais dos pais, que podem compartilhar experiências e angústias com seus pares. Além da terapia em grupo, a iniciativa oferece terapia individual para os pais que precisam e atividades relaxantes, como bordado e pilates. Quando conseguem verba, os voluntários participam de fóruns de inclusão e de palestras.
 
Desafio: Mobilizar psicólogos voluntários para atuarem no grupo
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
 
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo Grupo de Pais Acolher 
 

O que Fazemos

  • Oferecemos terapia em grupo e individual para familiares de crianças com deficiência
  • Promovemos atividades relaxantes
  • Procuramos conseguir verba para a participação em congressos e palestras sobre o tema
 

Nossos Desafios

  • Mobilizar psicólogos voluntários para auxiliarem com os grupos
  • Obter doação de recursos para que mais pessoas possam participar de congressos e palestras sobre o tema
 

O que já conseguimos

  • Conseguimos atender 10 pais
  • Algumas das mães atendidas conseguiram voltar para o mercado de trabalho
CONHEÇA A INICIATIVA
 
O Grupo de Pais Acolher começou sua história indiretamente em 2003, quando nasceu Matheus, filho caçula da Consultora Natura Regina Celia de Lima. Em 2005, ele foi diagnosticado com doença Mitocondrial (atraso neuropsicomotor). Frente ao difícil diagnóstico, Célia começou a procurar profissionais que, diante do problema, pudessem dar mais informações. Vivenciando as dificuldades de inclusão no seu cotidiano, a maior parte dessas por falta de informações, Célia e seu marido decidiram, juntamente com outros profissionais da área, fundar o Grupo de Pais Acolher em 2012, realizado em Pindamonhangaba (SP) mensalmente. No grupo, são trabalhadas as questões emocionais dos pais, pois as dificuldades diárias vividas por eles muitas vezes geram o sentimento de impotência.
 
Nos encontros, os pais sentem que têm um dia só para eles, um lugar pra falarem deles próprios, sem preconceito, sem julgamentos, acolhendo cada um de acordo com as suas necessidades individuais. Além da terapia em grupo, a iniciativa oferece terapia individual para os pais que precisam e atividades relaxantes, como bordado e pilates. Quando conseguem verba, os voluntários participam de Fórum de Inclusão e Palestras.
 
O resultado são pessoas mais informadas, esperançosas e acreditando que é possível, sim, estudar, trabalhar e ter lazer como qualquer pessoa. Algumas mães que participam do grupo voltaram para o mercado de trabalho, pois entenderam que é possível cuidar dos filhos e trabalhar.
 
Atualmente, o grupo consegue atender somente 10 pais, e possui uma lista de espera para expandir o número de beneficiários. Com mais recursos e mais voluntários, pais de crianças com deficiência poderiam receber conforto e informações nesta iniciativa.
 
Você gostou da ideia e quer ajudar? Esta é sua chance! Compartilhe essa iniciativa com seus amigos!
 
 

Quero Participar