Movimento Natura

MOVIMENTO natura

DOAÇÃO DE EQUIPAMENTO AUDIOVISUAL
Arte e Cultura
Florianópolis - SC
Uma dupla de voluntários leva educação e cultura para crianças carentes por meio do canto, dança, cinema e teatro.
Iniciativa: Atividades de canto, dança, percussão, teatro e valorização da cultura africana - SC
Mathizy Martins Pinheiro
Conheça essa iniciativa

Iniciativa

Grupo Infantil "É da nossa cor" é uma iniciativa que busca a educação social de crianças e jovens de 3 a 14 anos da comunidade do Pastinho, situada no Monte Serrat, Centro de Florianópolis (SC). Para isso, são usados recursos culturais como a dança, percussão, cantos, teatro, contos e cinema, de modo a desenvolver o protagonismo de crianças e adolescentes sobre suas vidas, resgatar valores pessoais e comunitários, e desenvolver a identidade cultural e a autoestima.
 
Desafio: Conseguir a doação de equipamento audiovisual (projetor, tela e uma caixa de som)
 
COMO VOCÊ PODE COLABORAR
  • Divulgue: Faça essa história chegar mais longe! Compartilhe a iniciativa para seus familiares, amigos e nas redes sociais.
     
  • Ofereça o que você faz bem: Seja um voluntário digital e ofereça seu talento com apoio nas áreas em que você pode atuar de qualquer lugar do país, seja em comunicação, finanças, etc.
     
  • Participe: Sua presença nos eventos e mutirões fará a diferença!
     
  • Compartilhe suas ideias: Converse pelo fórum ou envie uma mensagem para a responsável pelo Da Nossa Cor Grupo Infanto-Juvenil.
 

O que Fazemos

  • Oferecemos brincadeiras, contação de histórias, aulas de dança, percussão e cantos da diáspora, discussões sobre cinema e valorização da cultura africana para as crianças e adolescentes de uma comunidade carente.
 

Nossos Desafios

  • Conseguir a doação de equipamento audiovisual (projetor, tela e uma caixa de som);
  • Mobilizar voluntários que auxiliem na captação de recursos e prospecção de novas parcerias;
  • Conseguir recursos para comprar instrumentos, uniformes, material artístico e alimentos para o lanche.
 

O que já conseguimos

  • Realizamos uma apresentação teatral na páscoa e duas exibições de dança;
  • Incentivamos a criação de um bloco afro com as mães e mulheres da comunidade.
CONHEÇA A INICIATIVA
 
A Consultora Natura Mathizy Martins Pinheiro é psicóloga, atriz e dançarina e carrega consigo um grande interesse pelas suas origens. Ao mudar-se para um bairro na periferia de Florianópolis em 2013, Mathizy e seu companheiros logo construíram uma relação estreita com as crianças da região.  Dessa rica interação entre o casal e as crianças surgiu o grupo infanto-juvenil  "É da nossa cor", que leva brincadeiras, contação de histórias, aulas de dança, percussão e cantos da diáspora, discussões sobre cinema e valorização da cultura africana para as crianças e adolescentes do bairro e hoje já tem até nas comunidades vizinhas.
 
O trabalho realizado com as crianças tem trazido novas perspectivas à comunidade sobre a cultura e sobre os valores comunitários, e refletiu até mesmo nos adultos. Recentemente, a iniciativa deu origem também a um bloco afro com as mães e mulheres da comunidade.
 
O grupo já realizou apresentações de teatro na páscoa, com a peça "Eu sou o coelhinho pretinho...", e já exibiu em dois eventos a apresentação de dança, percussão e cantos da diáspora africana. Agora, faltam materiais e recursos para consolidar as atividades. Com mais dinheiro, a Consultora Natura compraria um projetor e uma tela para exibir os filmes, faria uma roupa especial para as crianças usarem nas apresentações, compraria o lanche para os dias de atividades, montaria um kit com materiais artísticos e compraria instrumentos musicais, pois atualmente as crianças precisam revezar os poucos instrumentos que possuem.
 
Você gostou da ideia e quer ajudar? Esta é sua chance! Compartilhe essa iniciativa com seus amigos!
 
PÁGINA DA INICIATIVA: https://www.facebook.com/pages/Grupo-infantil-%C3%89-da-nossa-cor/1619079381700457?fref=ts
 

Conheça essa iniciativa